quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Policiais são flagrados transportando presos em carro alugado e com multas em Fortaleza/CE

Presos são transportados em porta-malas (FOTO: Reprodução)

Policiais civis foram flagrados transportando presos algemados em um porta-malas de um carro alugado e irregular em Fortaleza. Segundo denúncia do Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Estado do Ceará (Sinpol), o caso aconteceu nesta segunda-feira (6), mas situações como essa são recorrentes na capital cearense.
Na ocasião, três presos foram transferidos do 9º Distrito Policial, localizado no Bairro Vicente Pinzon, para a Delegacia de Capturas, no Bairro José Bonifácio.
De acordo com a denúncia, o caso mostra a desobediência à Lei 8.653, que trata sobre a proibição do transporte de presos em compartimentos de proporções reduzidas com ventilação deficiente e ausência de luminosidade.
O flagrante foi percebido durante fiscalização feita pelo Sinpol. “Não conseguimos identificar os policiais. Mas eram três presos no carro, um deles nem aparece no vídeo, de tão apertado que era o compartimento”, explica o presidente do Sindicato, Gustavo Simplício.
Segundo disse, os delegados estão instruindo os policiais a agirem dessa maneira. “Ninguém deve cumprir ordem ilegal. Não vamos aceitar essa situação. Os presos não foram condenados ainda e já são tratados dessa maneira. Nem animal deve ser tratado assim”, reclama, acrescentando que o compartimento do carro é pequeno, “não cabe nem uma mala”.

Multas
Junto ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a diretoria do Sindicato constatou ainda que o veículo está irregular. “A viatura está com a documentação vencida. Como a Polícia Civil mal tem carro, o delegado manda fazer em qualquer um. Já transportam presos, inclusive, em caminhão-baú, de transporte de mercadoria, acredita?”, indaga o presidente.
Segundo a consulta ao Detran, o carro utilizado no caso possui três multas e Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em débito.
Diante da situação, o presidente do Sinpol comunicou o fato à Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) e assegurou que denunciará o caso ao Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Câmara Municipal de Fortaleza e Assembleia Legislativa do Ceará.
A reportagem entrou em contato com a assessoria da Polícia Civil, mas até a publicação desta matéria não houve retorno.

* Reprodução Márcio Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.