quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Síria: 73.000 mortos em 2013, o ano mais sangrento do conflito


O ano de 2013 foi o mais sangrento desde o início do conflito em março de 2011 na Síria, com um balanço de mais de 73.000 mortos - informou nesta quarta-feira o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).

Na terça-feira, a ONG anunciou um balanço global de mais de 130.000 mortos desde o início da guerra que opõe o regime de Bashar al-Assad e rebeldes. Entre as vítimas fatais estão 7.000 crianças.

A OSDH, cuja sede fica no Reino Unido e se baseia numa grande rede de fontes civis, médicas e militares, acusou "a comunidade internacional de ser cúmplice do derramamento de sangue na Síria" em rezão de uma "séria falta de ação" para deter o conflito. 

"2013 foi o ano mais sangrento desde o início da revolução" em 15 de março de 2011, com "73.455 mortos" dos quais mais de 22.000 civis, afirmou à AFP Rami Abdel Rahmane, diretor da OSDH.

"A comunidade internacional não se mobilizou de forma séria para deter o massacre que continua acontecendo na Síria, e se contentou com condenações", lamentou a ONG.

"Ela se concentrou, nos últimos meses, na questão do desarmamento químico após o massacre com gases tóxicos de 21 de agosto nas proximidades de Damasco (...) e ignorou dezenas de massacres nos quais milhares de sírios morreram, entre eles crianças e mulheres", acrescentou. 

Um acordo russo-americano prevendo a destruição deste arsenal evitou ataques militares americanos à Síria, em represália ao ataque químico assassino que Washington atribui às tropas de Bashar al-Assad. O presidente acusa a oposição de ter forjado o massacre. 

A guerra continua a causar estragos na Síria a exatos 22 dias da conferência de paz para tentar solucionar o conflito, em Genebra. 

Nesta quarta-feira, o regime fez um ataque aéreo nos setores rebeldes de Aleppo, matando pelo menos cinco pessoas nesta metrópole setentrional, atingida por "barris de explosivos" lançados de aviões desde o último 15 de dezembro, segundo a OSDH.

Na terça-feira, um míssil lançado pelo exército em um ônibus de Aleppo matou pelo menos 17 pessoas, de acordo com a ONG. 

Pacífica no início, a revolta se transformou numa guerra civil após ter sido brutalmente reprimida. Desertores e civis que pegaram em armas formaram uma coalizão rebelde antes de serem rapidamente cooptados por grupos jihadistas.

* Reprodução Márcio Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.