segunda-feira, 7 de abril de 2014

Cavalos morrem eletrocutados em evento na Sociedade Hípica no RJ


A Federação Eqüestre do Estado do Rio de Janeiro (Feerj) alega que a morte dos animais foi um acidente causado pelo tratador
Foto: Divulgação


RIO - Dois cavalos morreram eletrocutados no sábado nas dependências da Sociedade Hípica Brasileira (SHB), na Lagoa, e outros dois ficaram feridos. Os animais participariam no fim de semana do evento de abertura do Calendário Hípico, organizado pela Federação Equestre do Estado do Rio de Janeiro (Feerj), e foram alojados em baias improvisadas com fiação elétrica exposta, segundo seus proprietários.
Os animais mortos são Bethoveen e SL Sedutor, da Hípica Centauro, e os feridos são o Chanteclair, representante do Haras Pégasus, e a Beladona, de propriedade de Andreia Marques, também do Haras Pégasus, em Vargem Grande. Os animais feridos voltaram para o haras e estão com acompanhamento veterinário.
De acordo com Andreia Marques, sua égua Beladona teve machucados nas patas traseiras e na cabeça. Andreia disse que a estrutura para abrigar os animais era metálica e a fiação colocada para a iluminação dos ambientes não era adequada, já que foi feita com fita crepe e próxima à estrutura metálica. Os fios estavam soltos e não ofereciam a menor segurança.
— Pura irresponsabilidade da Feerj e corresponsabilidade da Hípica. A mãe da menina que iria montar a minha égua foi pedir explicação e a Feerj alegou que não sabia direito o que tinha acontecido e culpou o tratador. A culpa não foi dele. Essa situação poderia ter sido muito pior. A primeira coisa que fazemos quando chegamos nessas competições é dar carinho e alfafa para os animais. Alguém ali poderia ter morrido, sem falar que, nessa hora, crianças já estavam chegando ao estabelecimento. Imagina se uma dessas crianças segura a parte elétrica e leva um choque? É algo muito sério — afirmou Andreia.
Ela informou ainda que foi registrado boletim de ocorrência na 15ª DP (Gávea) e protocolada denúncia no Ministério Público Estadual.
— Onde estava o fiscal de baias? No sábado, após o ocorrido, a organização do evento trancou os animais e colocou dois seguranças para ninguém chegar perto. Os corpos só foram tirados do local no período noturno e, no domingo, a competição ocorreu normalmente, como se nada tivesse acontecido — questionou Andreia, acrescentando que, até o fim da tarde de ontem, nenhum representante da Feerj ou da da Hípica a procurou.
Segundo a assessoria da Feerj, a Hípica não tem responsabilidade pelo ocorrido. A Federação destacou ainda que a morte dos animais foi um acidente, uma fatalidade e um erro do responsável pela montagem das cocheiras para o concurso. A Feerj, que também é responsável pela Hípica, disse que já entrou em contato com os responsáveis dos animais e tudo será resolvido.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.