quarta-feira, 16 de abril de 2014

Com equipamentos de radioterapia, Mossoró se torna polo no tratamento ao câncer

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/
Desde que o Governo do Estado investiu mais de R$ 4 milhões de reais com aparelhos de tratamento a radioterapia, em julho do ano passado, Mossoró tem se tornado um polo de tratamento ao câncer. A cidade conta com os aparelhos acelerador de radioterapia e braquiterapia que realizam mais de 80 atendimentos por dia, referente à pacientes oriundos de 63 municípios diferentes.

O câncer é tratado através de três vertentes, a quimioterapia, a cirurgia e a radioterapia. Mossoró já conta com os dois primeiros serviços há alguns anos, mas quem necessitava do tratamento através de radioterapia na cidade e região precisava se deslocar para Natal ou Fortaleza.

“Era um tratamento muito desgastante, pois ele acontece com sessões diárias, que duram entre cinco e oito semanas. O paciente tinha que se deslocar para as capitais e a família que o acompanhava conseguir alguma forma de se manter nessas cidades. Agora, Mossoró é um polo e atende as exigências do Sistema Único de Saúde, de garantir o tratamento em um local próximo aonde mora”, ressaltou o radioterapeuta do Hospital da Solidariedade, Geison Freire.

O Hospital da Solidariedade é o centro em que são realizadas as radioterapias. Geison Freire aponta que desde a implantação das duas máquinas, Mossoró já atendeu cerca de 340 pacientes nas duas aplicações. A diferença entre o acelerador é por ser um tratamento realizado em uma maior distância do tumor, em relação a braquiterapia.

“O número é bem maior do que esperávamos e o que preocupa é que cada dia chega uns três casos novos, o que reflete também uma falta de cuidados da população com a saúde, em alguns casos”, declarou o radioterapeuta, afirmando que o tratamento se complementa com assistência social, fisioterapia, psicologia e odontologia, para os pacientes.

Mossoró vai avançar ainda mais no tratamento ao câncer. A direção do Hospital da Solidariedade espera pelo equipamento de radiocirurgia, que realiza um tratamento avançado e não conta em várias cidades do Brasil. Fortaleza, por exemplo, é uma que não tem tratamento de radiocirurgia, já Natal conta, mas não é tão avançado como o que Mossoró irá receber.

Fonte: Cidade News Itaú via Defato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.