sábado, 5 de abril de 2014

Desaparecimento: Navio chinês em busca por avião Malaio diz ter 'captado sinal'.


Um navio chinês que está em busca da caixa-preta do avião da Malaysia Airlines, desaparecido há quase um mês, diz ter captado um sinal, informou a agência de notícias chinesa Xinhua.

Segundo a agência, o sinal tem a frequência de 37,5kHz por segundo, o mesmo que é geralmente emitido por caixas-pretas.
No entanto, ainda não há evidências concretas de que o sinal esteja ligado ao voo MH-370, que teria caído no sul do oceano Índico, reiteirou a Xinhua.
Desde a sexta-feira (5), equipes de buscas vêm usando equipamento de alta tecnologia para tentar achar a caixa-preta do avião.
Dois navios munidos com tecnologia especial de localização vasculham uma rota submarina de 240 km. Além disso, outros 14 aviões e nove navios participam do esforço.
O voo MH-370 está sumido desde o dia 8 de março. Ele fazia a rota de Kuala Lumpur, na Malásia, a Pequim, na China, com 239 pessoas a bordo.
Tudo indica que o avião caiu no sul do oceano Índico, mas até agora nenhum destroço foi achado.
As buscas estão sendo coordenadas a partir da cidade de Perth, na Austrália.
Técnica especial
Os navios Ocean Shield, da Austrália, e HMS Echo, dos Estados Unidos, estão usando tecnologias especiais parecidas. A embarcação australiana leva um 'towed pinger locator', dispositivo que é rebocado em baixa velocidade pelo navio, fornecido pela Marinha americana.
A caixa-preta que está no fundo do mar emite pequenos sinais de dados conhecidos como 'pings'. A tecnologia equipada nos dois navios tenta ler pings que estão sendo emitidos no mar.
As equipes de buscas têm pouco tempo para usar esta técnica, porque as baterias das caixas-pretas costumam durar apenas cerca de 30 dias.
Com as baterias expiradas, perde-se a chance de se tirar proveito da emissão dos pings para achar o avião.
Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.