sexta-feira, 11 de abril de 2014

Duas cidades da PB registram mais de 130 mm de chuvas em nove dias; ocorrências devem continuar

Duas cidades da PB registram mais de 130 mm de chuvas em nove dias; ocorrências devem continuar

Duas cidades do Cariri e Sertão da Paraíba tiveram os maiores índices pluviométricos dos primeiros nove dias de abril. Segundo boletim meteorológico da Agência Executiva de Gestão das Aguas (Aesa), São José do Bonfim, a 270 km de João Pessoa, no sertão, e Sumé, a 264 km da Capital, no Cariri, tiveram 151,1 milímetros e 130,9 milímetros, respectivamente, segundo o setor de Monitoramento e Hidrometria da Aesa.
Outros municípios que foram destaque no ranking das chuvas neste início de mês foram São Domingos de Pombal (129,1 mm), Catolé do Rocha (128 mm) e Catingueira (115,7 mm). Os números, segundo a meteorologista da Aesa, Carmem Becker, estão dentro do esperado.

“Nesta época do ano é normal termos maior ocorrência de chuva no Sertão e Alto Sertão. Estamos no período que é considerado inverno nestas regiões. Ele vai até maio, então até lá teremos novas chuvas, principalmente por causa da formação de áreas de instabilidade associadas à atuação da Zona de Convergência Intertropical”, informou. 

De acordo com o diretor-presidente da Aesa, João Vicente Machado Sobrinho, as previsões feitas pela equipe de meteorologia são fundamentais para a gestão dos recursos hídricos desenvolvida pelo Governo do Estado. “Fazemos nosso planejamento com base nos dados fornecidos pelo setor de Monitoramento e Hidrometria. Nossos meteorologistas, que chegaram a ser questionados por alguns profissionais, acertaram todas as previsões. A chuva que eles anunciaram meses atrás, hoje está reabastecendo nossos açudes”, relembrou João Vicente.

Fonte: Folha do Sertão com portal correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.