sábado, 12 de abril de 2014

MEC autoriza curso à distância em faculdade mantida por posto de gasolina

uol-sab

Uol - A Portaria nº 225 de quinta-feira do Ministério da Educação, publicada no D.O. desta sexta, regulamentou dezenas de cursos à distância em instituições privadas no País, entre elas o de Pedagogia de uma pequena instituição de quatro cursos chamada FARES – Faculdade Roraimense, em Boa Vista.

Mais uma autorização corriqueira não fosse a curiosidade de a FARES ter com mantenedor um posto de gasolina – a Distribuidora de Derivados de Petróleo Pinheiro. Não bastasse a faceta pitoresca brasiliana, o episódio tem um curriculum politicum: o suposto sócio oculto da faculdade seria o senador Romero Jucá (PMDB-RR).
O proprietário e reitor da FARES é José Mozart Pinheiro. Em 2011, numa revelação ao site Congresso em Foco, o lobista Geraldo Rocha indicou o senador Jucá como sócio-oculto da faculdade. (leia aqui) . À ocasião, Jucá admitiu que ajudou o amigo na fundação da FARES, mas que nunca foi sócio da instituição.
Ex-tucano como Jucá, seu amigo, o reitor Mozart Pinheiro tentou em vão se eleger deputado federal pelo PT em 2010. Jucá não foi encontrado até na sexta à noite pela Coluna.
Segundo o secretário-geral Nilvan Santos, a FARES oferece os cursos de administração, agronomia, enfermagem e pedagogia, e alegou que precisava do posto de combustível como mantenedor para funcionar.
O Curso não-presencial nº 1-200809300 já funcionava com 'gambiarras' do MEC desde 2005 – várias portarias autorizativas. Para facilitar a fiscalização, a faculdade e o posto são em endereços distintos em Boa Vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.