sexta-feira, 18 de abril de 2014

Terremoto de magnitude 7,5 atinge Acapulco, no México


Bombeiros inspecionam muro que caiu em Colonia Juarez, no México, após terremoto nesta sexta-feira

Um forte terremoto atingiu o México nesta sexta-feira (18), segundo o Serviço Geológico dos EUA.Não há registro de vítimas por enquanto, de acordo com a Defesa Civil.
"Não tenho até o momento [informações de] danos humanos", disse Luis Felipe Puente, coordenador da Defesa Civil, à emissora de TV "MVS", acrescentando que houve cortes no serviço de energia elétrica em algumas áreas da Cidade do México, a capital. Puente também informou, pelo Twitter, o registro de variações de no máximo 40 centímetros no mar, sem alerta de tsunami.

Claudia Daut/Reuters

Inicialmente, o Serviço Geológico dos EUA havia divulgado que a magnitude do tremor era de 7,5, mas depois a informação foi revisada para 7,2. O sismo ocorreu às 9h28 do horário local (11h28 em Brasília), e dados preliminares indicam que o epicentro se situou no Estado de Guerrero, no sul do país, perto da cidade de Tecpan --situada sobre a costa do Pacífico.
O terremoto também atingiu o balneário de Acapulco, onde estão muitos mexicanos e turistas por conta do feriado da Semana Santa. No sul, além de Guerrero, o sismo foi sentido em Oaxaca e Chiapas e, no leste, em Veracruz.
O epicentro do terremoto, registrado às 9h27 locais (11h27 de Brasília) se localizou a 10 quilômetros de profundidade, muito perto do litoral do estado de Guerrero, no sul do país.
Na capital, o tremor durou cerca de 30 segundos, com prédios balançando enquanto as pessoas fugiam às ruas. No bairro central Roma, por exemplo, foram registrados cortes de energia e alguns edifícios tiveram as janelas quebradas.
Réplicas serão sentidas ao longo do dia. Fontes do Serviço Sismológico Nacional afirmaram que, até uma hora e meia depois do tremor, foram registradas ao menos 15 réplicas, mas "nenhuma de magnitude relevante".
Em 1985, um terremoto de magnitude 8,1 matou ao menos 6.000 pessoas e destruiu diversos edifícios na Cidade do México.

Fonte: Bol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.