segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Projeto fará estudos em reservatórios do semiárido

ECOLOGIA - Os recursos para o desenvolvimento das atividades serão provenientes da Fundação Estadual de Amparo a Pesquisa e do CNPq

O projeto intitulado "Determinação da Capacidade Suporte e Zoneamento de Áreas Aquícolas como Base para o Desenvolvimento Sustentável da Piscicultura nos Reservatórios de Santa Cruz e Umari - RN", submetido ao edital Programa de Apoio a Núcleos Emergentes - PRONEM, teve o seu mérito reconhecido e foi aprovado pela Fapern. Os recursos para o desenvolvimento das atividades serão provenientes da Fundação Estadual de Amparo a Pesquisa e do CNPq.
O projeto tem como objetivos principais analisar qualidade da água e a composição e estrutura das comunidades aquáticas (bentos, plâncton, macrófitas, peixes) dos reservatórios de Santa Cruz e Umari, visando compreender o funcionamento destes ecossistemas; subsidiar o desenvolvimento de um sistema compartilhado e participativo para a gestão da atividade de criação de peixes em tanques-rede, bem como avaliar a sustentabilidade das atividades de piscicultura em ambos os reservatórios por meio de indicadores ambientais, sociais e econômicos; aplicar e validar modelos matemáticos para determinar a capacidade suporte dos reservatórios do semiárido potiguar no que se refere a criação de tilápias do Nilo.
O projeto conta com a participação de pesquisadores das áreas de Ecologia e Meio Ambiente da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), em parceria com a UFRN e Uern e tem um orçamento de aproximadamente R$ 290 mil. Os trabalhos serão desenvolvidos durante três anos por um grupo de 13 professores e tendo como coordenador-geral o prof. dr. Gustavo Henrique Gonzaga da Silva, do Departamento de Ciências Animais da Ufersa.
De acordo como o coordenador, além das informações científicas de alto nível e da aplicação prática dos conhecimentos obtidos para o gerenciamento dos recursos hídricos e da aquicultura em tanques-rede, o projeto poderá contar com a participação de dezenas de alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado, proporcionando a capacitação de jovens pesquisadores do estado do Rio Grande do Norte.
O professor Gustavo Henrique Gonzaga da Silva destaca que "com base nos resultados desta pesquisa, por meio dos modelos matemáticos e de acordo com legislação ambiental vigente, pretendemos determinar a quantidade de peixes que poderão ser cultivados de forma sustentável nos reservatórios do semiárido potiguar, no intuito de minimizar os impactos ambientais e visando otimizar o aproveitamento dos usos múltiplos destes ambientes aquáticos".
Ainda segundo o professor Gustavo Henrique, "o incentivo a criação de tilápia é o foco dos governos estadual e federal no semiárido do Estado. Neste contexto, é extremamente importante a utilização de indicadores ambientais, sociais e econômicos para avaliar as atividades de piscicultura em tanques-rede que já estão sendo desenvolvidas em Santa Cruz e Umari e as que pretendem ser implementadas nos próximos anos. O monitoramento físico, químico e biológico destes ambientes aquáticos também é essencial no intuito de compreendermos e preservarmos a diversidade biológica local".

Fonte: Gazeta do Oeste

Por Márcio Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.