quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Nova tecnologia infravermelha vai fazer bombeiros enxergarem através de chamas



Sistema gera imagens em 3D com tudo o que está ao redor.

Tecnologia infravermelha vai fazer bombeiros verem pelas chamas

Optics Express

Bombeiros poderão ver através de chamas graças a uma tecnologia de holograma infravermelho que foi desenvolvida na Itália.
Pesquisadores criaram um sistema que corta através da fumaça com lasers infravermelho. Os lasers ressaltam qualquer coisa coisa – pessoas, móveis, animais – e geram imagens para mostrar uma visão 3D de tudo o que está ao redor dos bombeiros. As câmeras com monitoramento infravermelho usadas por bombeiros atualmente são muito mais limitadas. Elas podem ser cegadas por fumaça e chamas porque tê lentes que precisam dar zoom, e a fumaça, por exemplo, torna difícil o foco.

A tecnologia desenvolvida na Itália ainda não está pronta para ser usada, mas, quando estiver, os pesquisadores acreditam que não apenas bombeiros como também a indústrias aeroespacial e biomética também poderão usá-la.
O novo sistema é incrível porque pode reconhecer até cinco pessoas em uma sala, até mesmo se elas estiverem se mexendo. Os bombeiros poderão encontrá-las em forma holográfica. Antes de poder ser usada, ela precisa ser refinada para se tornar menor e mais portátil. Mas quando chegar a este ponto, esperamos que consiga salvar mais vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.