quinta-feira, 30 de maio de 2013

Celebrações de Corpus Christi mobilizam católicos fiéis


Igreja celebra o dia de Corpus Christi

Corpus Christi é uma expressão em latim que significa “Corpo de Cristo”. A quinta-feira (30) de feriado de Corpus Christi reúne milhares de fiéis espalhados pelo mundo em celebrações durante o dia. Os tradicionais tapetes de sal, que enfeitam as ruas mobilizam fiéis desde a madrugada.

A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.
co
No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.

A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. 
A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento, esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo. 
Durante a Missa, o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.
A próxima missa a ser realizada na Catedral Metropolitana de Natal, nesta quinta-feira, 30 de maio, acontecerá às 16 horas, presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha. Após a missa, acontecerá procissão, com o Santíssimo Sacramento, saindo da Catedral, terminando na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (antiga Catedral).
* Márcio Melo via No Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.