sexta-feira, 30 de maio de 2014

Sem reagentes, polícia do RN não faz perícia em 500 quilos de maconha

Carro da Denarc retornou do Itep sem realizar perícia de 500 quilos de maconha apreendidos (Foto: Divulgação/Sinpol/RN)

A falta de reagentes para constatação de drogas no Instituto Técnico-Científico de Polícia do Rio Grande do Norte (Itep) pode comprometer uma operação realizada pela Delegacia Especializada de Narcóticos nesta quinta-feira (29). Os policiais da unidade foram até o Itep para que os peritos fizessem o exame, mas acabaram voltando sem realizar o procedimento. A denúncia foi feita pelo Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública (Sinpol/RN), que alerta para a liberação das pessoas presas na operação caso a constatação da existência da droga não seja realizada.


A falta de reagentes no Itep foi denunciada pelo Sinpol após um perito farmacêutico do órgão  produzir vários memorandos desde janeiro e não obter nenhuma resposta por parte da diretoria do órgão. "Nós vínhamos informando a diretora Raquel Taveira que o estoque estava acabando, mas nada foi feito. O resultado é que as perícias tiveram que ser paralisadas há três dias", afirma Fabrício Fernandes.

De acordo com o perito, além do flagrante da Delegacia de Narcóticos, outros dois casos de apreensão de maconha foram ao Itep nesta quinta-feira, mas tiveram que retornar. Os detalhes da operação realizada pela Denarc serão conhecidos na tarde desta quinta em entrevista coletiva realizada pela Delegacia-Geral de Polícia Civil (Degepol).


Ofício ao Ministério da Justiça
A Diretoria do Sinpol informou que diante desse quadro vai comunicar a situação ao Ministério Público e ao Ministério da Justiça por meio de ofício. “Do jeito que está hoje, a Polícia Civil não terá como realizar um flagrante de tráfico de drogas, pois o Itep não tem como atestar que aquilo é mesmo droga. Além disso, estamos com a Copa chegando e o Rio Grande do Norte vai receber um grande número de turistas. Então, vamos pedir que as autoridades responsáveis e fiscalizadoras intervenham nesse caso”, destaca Renata Pimenta, vice-presidente do sindicato

Além da falta de reagentes, os laboratórios do Itep estão sem vários produtos básicos para o funcionamento, segundo o sindicato. As mostras de sangue, por exemplo, estão sendo recolhidas com coletores de urina.

Itep

Segundo a assessoria de comunicação do Itep, o processo licitatório para a compra de todos os produtos necessários ao laboratório foi aberto no dia 22 de janeiro e homologado esta semana. A próxima etapa vai ser fazer o empenho do valor destes produtos, o que vai ocorrer ainda esta semana. A partir daí os fornecedores têm 15 dias úteis para fazer a entrega. Neste período foi realizada uma compra emergencial e 3 dos 48 itens pedidos, mas que ainda não foram entregues pelo fornecedor.

* Do G1/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.