Com o resultado, o time alviverde estacionou nos nove pontos e caiu para a 14ª posição da classificação, podendo perder mais um posto até o fim da rodada. Dessa forma, o técnico atual bicampeão nacional, a princípio, terá de conviver com uma realidade à qual não estava acostumado.
Por outro lado, a equipe gaúcha engata sua segunda vitória seguida - vinha de um triunfo diante do Atlético-PR - e cola no G-4. Com 14 pontos, os tricolores estão no quinto lugar, ficando de fora da zona de classificação à Libertadores apenas por ter um saldo de gols pior que o do Atlético-MG (8 a 1).
A partida ainda marcou o reencontro de Dudu com a torcida gremista. Após se destacar no clube na temporada passada, o atacante foi disputado por Corinthians e São Paulo e acertou com o time alviverde. Neste sábado, ele foi titular, atuou os 90 minutos e não conseguiu evitar o revés dos visitantes.
Pela próxima rodada do Brasileirão, o Grêmio visitará o Avaí na Ressacada, no sábado, às 16h (de Brasília). Um dia depois, o Palmeiras fará clássico com o São Paulo no Allianz Parque, também às 16h.
O jogo - O Grêmio iniciou a partida no campo adversário, como previa Marcelo Oliveira, e o time alviverde conseguiu suportar a pressão. Porém, sofrendo sustos. Forçando pelos dois lados, os mandantes buscaram seu centroavante Pedro Rocha, que não marcou duas vezes antes dos dez minutos porque não alcançou passe na pequena área e Fernando Prass deixou a grande área para antecipar de cabeça, como zagueiro.
A partir dos 15 minutos do primeiro tempo, todos os jogadores do Palmeiras adiantaram seu posicionamento e equilibraram a partida, mas criando pouco. O torcedor que enfrentou frio para ir à Arena Grêmio viram um confronto de divididas e disputas a cada espaço do gramado, só que sem reais chances de gol.
Quando a equipe paulista acelerou a troca de passes, conseguiu boas chances em bola que Robinho chutou na zaga e finalização de Rafael Marques rente à trave, aos 38 e 39 minutos, respectivamente.
Na volta do segundo tempo, Marcelo Oliveira temeu pelo cartão recebido por Gabriel e trocou o volante por Amaral. Perdeu uma chance de saída de bola e viu o Grêmio, como previsto, também passar os primeiros minutos da etapa em sua área. Pedro Rocha, desta vez, teve total liberdade, concedida por Victor Ramos, para levar perigo em cabeçada aos dois.
Mas o Palmeiras pareceu ganhar confiança para atacar com um volante mais marcador e forçou o goleiro Tiago a trabalhar. O time alviverde descobriu as deficiências da zaga adversária pelo alto e viu Alecsandro e Vitor Hugo pararem em boas defesas. Parecia questão de tempo para abrir o placar, até que o Palmeiras mostrou que tem problemas na retaguarda.
Aos nove minutos, Maicon recebeu de Giuliano e teve tempo e liberdade na grande área para girar, ajeitar, olhar onde queria colocar a bola e, diante de adversários que preferiram ser espectadores, marcou um belo gol. O chute encobriu Fernando Prass e entrou próximo ao ângulo direito da meta do goleiro.
O gol acabou com a confiança palmeirense. A troca de passes começou a ser feita com desespero, e a busca por maior presença no ataque deu mais espaços para o Grêmio entrar na área. Vitor Hugo salvou o time de mais problemas enquanto Marcelo Oliveira tentou fazer sua parte mexendo no meio-campo: saíram Robinho e Arouca para as entradas de Zé Roberto e Cleiton Xavier.
A ideia era dar mais posse de bola e ofensividade ao Palmeiras, mas o time virou um espectador do Grêmio, que também só se arriscou com base em divididas que o Palmeiras perdia na defesa. O posicionamento tático mais definido de Marcelo Oliveira não garantiu nem pontos diante do belo gol marcado por Maicon, do Grêmio.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 1 X 0 PALMEIRAS
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 20 de junho de 2015, sábado
Horário: 21h (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus (Fifa-SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Rafael da Silva Alves (RS)
Cartões amarelos: Galhardo, Marcelo Oliveira, Maicon e Walace (Grêmio); Gabriel, Robinho e Alecsandro (Palmeiras)
Gol: Maicon, aos dez minutos do segundo tempo
GRÊMIO: Tiago; Galhardo, Geromel, Rhodolfo e Marcelo Oliveira; Walace e Maicon; Giuliano (Braian Rodríguez), Douglas (Edinho) e Luan; Pedro Rocha (Yuri Mamute)
Técnico: Roger Machado
PALMEIRAS: Fernando Prass; Lucas, Victor Ramos, Vitor Hugo e Egídio; Gabriel (Amaral) e Arouca (Cleiton Xavier); Rafael Marques, Robinho (Zé Roberto) e Dudu; Alecsandro
Técnico: Marcelo Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.