sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Cientistas criam aparelho capaz de detectar 17 doenças através do sopro

Num mundo ideal, as doenças poderiam ser detectadas de forma não invasiva e inclusive antes dos sintomas começarem a surgir. Parece ficção científica? Pois saiba que isto pode estar mais perto de acontecer do que nunca.Um estudo publicado na revista científica ACS Nano revela que foi desenvolvido um bafômetro capaz de detectar 17 doenças através do sopro.

Como revela o Business Insider, através de uma única análise da amostra de ar, o aparelho conseguiu identificar 17 doenças diferentes, incluindo dois tipos de doença de Parkinson, Crohn, esclerose múltipla, doença renal, e até câncer, incluindo: pulmões, colorretal, próstata e ovários. Hossam Haick, pesquisador do Technion-Israel Institute of Technology que liderou a equipe de 56 cientistas que desenvolveram o bafômetro, destaca: “Um dos principais desafios de diagnóstico de doenças na era moderna é como podemos detectar a doença quando ainda estamos nos sentindo saudáveis”.
O dispositivo, chamado ‘Na-Nose’, é capaz de ‘descobrir’ uma doença nos estágios iniciais e pode até ser capaz de prever quando as pessoas encontram-se com alto risco de desenvolver certas condições. Segundo o estudo, a taxa de precisão deste aparelho, testado em 1404 pessoas doentes e saudáveis em 9 locais do mundo, é de 86%.

* Notícias ao minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.