segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Ahmadinejad se oferece para ser primeiro astronauta do Irã

Ahmadinejad se oferece para ser primeiro astronauta do Irã
Ahmadinejad se oferece para ser primeiro astronauta do Irã

Teerã, 4 fev (EFE).- O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, afirmou nesta segunda-feira, durante a apresentação dos protótipos de dois satélites que a nação árabe espera lançar neste ano, que está disposto a ser o primeiro astronauta de seu país, informou a agência local 'Mehr'.
'Estou disposto a ser o primeiro humano a ser lançado ao espaço por cientistas iranianos', disse Ahmadinejad, ao também tentar afastar as dúvidas da imprensa internacional sobre o anúncio de que o país enviou no mês passado ao espaço um macaco em um satélite lançado por um foguete.
Na semana passada, a agência de notícias oficial do país afirmou que um macaco foi enviado ao espaço em um foguete, que atingiu uma altura de mais de 120 km e retornou intacto. Segundo relatos, o animal estava vivo ao ser resgatado. Fontes independentes não comprovaram o fato.
Segundo Ahmadinejad, 'o diabólico inimigo', maneira pelo qual o líder se refere a Israel, Estados Unidos e seus aliados, está preocupado com o progresso do Irã 'em todos os campos científicos' e utiliza qualquer meio para 'saquear os recursos iranianos'.
O presidente também pediu aos especialistas em tecnologia espacial que permaneçam alerta para evitar possíveis 'sabotagens' em seu trabalho, já que 'algumas potências não podem tolerar a grandeza e o crescimento do Irã'.
O governo iraniano anunciou durante a apresentação que os protótipos dos satélites de comunicações Zohreh e Nahid deverão ser lançados neste ano. Além de Ahmadinejad, o ministro da Defesa, Ahmad Vahidi, participou do ato. O funcionário lembrou que o Irã tem um programa espacial de dez anos e que espera poder enviar um homem ao espaço antes de 2020.
Vajidi disse que o novo Centro de Lançamentos Espaciais Imã Khomeini está em sua fase final de construção e que o novo foguete Simorgh será disparado deste local.
O Irã colocou em órbita seu primeiro satélite em 2009, e desde então a indústria do país lançou outros ao espaço, utilizando seus próprios foguetes e tecnologia.
Em fevereiro de 2012, o Irã anunciou que estava desenvolvendo novos foguetes para lançar satélites a uma altitude maior.
O desenvolvimento dos foguetes espaciais, que utilizam a mesma tecnologia do que os mísseis balísticos de longo alcance, causou preocupação em países como EUA e Israel, inimigos declarados do Irã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.