terça-feira, 28 de maio de 2013

Brasil é o sétimo maior consumidor de energia do mundo, diz Banco Mundial


energiaO Relatório Estrutura de Acompanhamento Global da Energia Sustentável para Todos, publicado no Fórum de Energia, em Viena (Áustria) nesta terça-feira (28), responde a essas perguntas e pode indicar rumos para as políticas brasileiras que – segundo o documento – é o sétimo maior consumidor de energia do mundo.
O documento apresenta dados detalhados – tanto nacionais quanto globais – que indicam o tamanho dos desafios para que os países cumpram os três objetivos da iniciativa Energia Sustentável para Todos: proporcionar acesso universal à energia moderna, dobrar o uso de energia renovável e duplicar a taxa de melhoria da eficiência energética – tudo isso até 2030.

O relatório indica que 1,2 bilhão de pessoas – quase a população da Índia – não têm acesso à eletricidade e que 2,8 bilhões dependem da lenha ou de outra fonte de biomassa para combustível doméstico.
Esses combustíveis domésticos sólidos poluem o ambiente e prejudicam a saúde, o que contribui para cerca de 4 milhões de mortes prematuras, na maioria de mulheres e crianças. O relatório também assinala que a maioria das pessoas ainda sem acesso à eletricidade vive em 20 países em desenvolvimento na Ásia e na África Subsaariana e que cerca de 80% delas vivem em áreas rurais.
* Márcio Melo via Robson Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.