terça-feira, 7 de maio de 2013

Brasileiro é eleito diretor-geral da OMC


O brasileiro Roberto Azevêdo, de 55 anos, foi eleito hoje ao cargo de diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), derrotando o adversário mexicano Hermínio Blanco.


Roberto Azevedo, embaixador do Brasil na Organização Mundial do Comércio, é o novo diretor-geral da OMCEsta é a primeira vez em que um latino-americano é eleito para um mandato completo de quatro anos na entidade. O placar da votação, porém, ainda não foi divulgado.

Azevêdo é embaixador do Brasil na OMC desde 2008 e, apesar disso, se diz contrário à política comercial do governo Dilma Rousseff.

A mandatária e o Itamaray, por sua vez, fizeram uma intensa campanha pela candidatura do brasileiro desde o fim do ano passado.

Azevêdo começou sua carreira no Itamaray em 1984 e foi o principal assessor econômico do então ministro das Relações Exteriores, Luiz Felipe Lampreia. Ele também participou, em 2001, da criação da Coordenação-Geral de Contenciosos do Itamaraty.

Em 2005, Azevêdo se tornou chefe do departamento econômico do ministério e, no ano seguinte, foi subsecretário geral de assuntos econômicos, cargo que ocupou até 2008.

Azevêdo e Blanco disputaram o cargo que hoje é ocupado pelo francês Pascal Lamy -- ele sairá em agosto.

No início, nove candidatos disputavam o cargo, sendo que três deles chegaram à segunda rodada de consultas junto com o brasileiro e o mexicano: Tim Groser, da Nova Zelândia; Mari Pangestu, da Indonésia; e Bark Tae-ho, da Coreia do Sul.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.