domingo, 26 de maio de 2013

Grêmio reencontra bom futebol, vence o Náutico e espanta turbulência


GGrêmio2x0Náutico

O Grêmio mudou, e o resultado também. O time que venceu o Náutico neste domingo pela 1ª rodada do Brasileiro em nada parecia o que vinha de más atuações, foi recentemente eliminado da Libertadores e por pouco não trocou de treinador. No estádio Alfredo Jaconi, o 2 a 0 premiou a boa atuação gaúcha e reverteu quadro em favor de Luxemburgo.


O técnico viveu momentos tensos na última semana. Esteve ameaçado de queda e recebeu da direção a seguinte informação: o trabalho seria avaliado de perto no início do nacional. Ciente disso, Vanderlei Luxemburgo viu uma atuação que. se ainda não encheu os olhos da torcida, foi bem melhor do que as recentes.

O Náutico, por sua vez, não conseguiu atingir a meta de apagar o mau início de temporada. Fora das finais do Estadual e da Copa do Brasil, o time comandado por Silas não apresentou novidades ou evoluções consideráveis.
O Grêmio mostrou desde o início do jogo que era superior. Nos 10 primeiros minutos, o Tricolor procurou os caminhos para entrar na defesa pernambucana. E não demorou a achar. Aos 14, Vargas cruzou e Barcos venceu a marcação mas acabou chutando fraco para boa defesa de Felipe. No minuto seguinte, porém, Souza foi enfiado na área e em vez de bater escorou para Zé Roberto. Sem goleiro o meia colocou na rede: 1 a 0.


Aos 17, o Grêmio por pouco não fez o segundo. Vargas cabeceou para fora. E uma nova oportunidade foi perdida aos 19. Escanteio batido por Zé Roberto, Souza desviou de cabeça e Bressan completou por cima. A superioridade era evidente e a eliminação recente da Libertadores em nada afetava a equipe.

Atrás no placar, o Náutico tentou emparelhar as forças. O ímpeto ofensivo oponente e a vantagem retraíram o Grêmio, mas não evitaram o domínio do jogo. Centralizador das ações de meio, Souza fez uma das melhores partidas nesta temporada. Lembrando a movimentação do ano passado, ele chegou com facilidade ao ataque, algo inédito em 2013. Durante a semana, Elano comentou que a movimentação de 2012 seria retomada. O grande beneficiado foi o volante. E o primeiro tempo acabou com 1 a 0 para os gaúchos.

O Grêmio recuou nos 45 finais. As boas trocas de passes tiveram velocidade reduzida, mas a vantagem no jogo se manteve pela fragilidade oponente. O Náutico, nem assim, conseguiu assustar. O time de Porto Alegre sempre esteve mais perto de ampliar do que sofrer o empate.

A partir dos 15 minutos, a pressão gremista fez do jogo um treino de ataque contra defesa.Tanto foi, que o segundo gol aconteceu. Souza cruzou e Elano marcou de cabeça aos 25 minutos do segundo tempo. O 2 a 0 deu tranquilidade ao time tricolor e sentenciou a conquista de três pontos na estreia do Campeonato Brasileiro. Algo que não acontecia há 5 anos.

E a vantagem poderia ter sido ainda maior. Barcos teve boas chances em chutes de fora da área. Guilherme Biteco entrou bem no jogo e passou a criar boas oportunidades, mas nada mais era necessário. O jogo estava resolvido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.