domingo, 5 de maio de 2013

Presos cumpriam pena em caixa d'água no Maranhão; diretor é afastado


Presos cumpriam pena em caixa d'água de unidade prisional em São Luis, no Maranhão; diretor foi afastado na sexta-feira (3)

Fotos de dois presos cumprindo pena em uma caixa d'água de um presídio no Maranhão correram as redes sociais e resultaram no afastamento do diretor Raimundo Nonato Fonseca, do Centro de Detenção Provisória de Pedrinhas, na capital São Luís, na sexta-feira (3).

A Sejap (Secretaria de Estado da Justiça e da Administração Penitenciária) determinou a abertura de uma sindicância para apurar o fato dos detentos serem mantidos em alojamento inadequado.
De acordo com nota enviada pela secretaria, um dos detentos que aparece na foto é José Luiz de Souza, que trabalha fazendo a manutenção da caixa d'água há três anos.

Presos cumpriam pena em caixa d'água de unidade prisional em São Luis, no Maranhão; diretor foi afastado na sexta-feira (3)

O preso foi condenado a 18 anos de detenção por estupro e havia ganhado o benefício da remição da pena com serviços, a cada três dias de trabalho era abatido um dia no tempo da pena.
Ainda de acordo com a Sejap, o preso era auxiliado pelo colega José Maria Fonteles, condenado a sete anos por tráfico de drogas e já havia cumprido três anos e um mês da pena. Ambos os presos faziam serviços de limpeza da bomba da caixa d'água, diz a nota.
Segundo o secretário da Sejap, Sebastião Uchôa, o fato havia sido autorizado pelo diretor da época Ideraldo Lima Gomes e permanecia na gestão do diretor Raimundo Nonato Fonseca, que foi afastado e será substituído pela diretora do presídio feminino Joseane Furtado.

REDES SOCIAIS
As fotos dos presos cumprindo pena na caixa d'água foram postadas no Facebook por Gerailson Dantas, amigo do jornalista e radialista Gilberto Lima, que divulgou as imagens em seu blog.
"Eu vi aquelas fotos no Facebook e transformei em notícia. Acionei a Sejap e fiz o post no meu blog", contou à Folha.
O jornalista disse que Dantas teve acesso legal ao presídio e foi pressionado a remover as fotos da rede social, mas Lima já tinha salvado as imagens e feito o post no blog. AFolha não conseguiu localizar o amigo do jornalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.