domingo, 5 de maio de 2013

Vazamento em tubulação abre cratera em frente ao Maracanã


Vazamento abriu cratera no meio da Radial Oeste Foto: Custódio Coimbra / Agência O Globo

RIO - Uma tubulação de água da Cedae estourou, abrindo uma cratera na Radial Oeste, altura da estação de trem do Maracanã, por volta das 5h deste domingo. Por causa do vazamento, as pistas ficaram inundadas e foram interditadas em ambos os sentidos. Agentes da CET-Rio estão no local para orientar os motoristas. No fim da madrugada, muitos que foram surpreendidos pelo vazamento chegaram a voltar com os carros na contramão. A Cedae diz que o reparo deve ser concluído ainda neste domingo.

O taxista Edvaldo de Souza, de 54 anos, que seguia da Lapa para o Méier perdeu a placa do veículo com a força da água. Depois de deixar o passageiro em casa, ele voltou ao local para tentar resgatar a placa.
— Essa situação é ridícula. Imagina se já estivessem acontecendo os jogos da Copa das Confederações. Vou esperar a água baixar porque para tirar outra placa terei muita dor de cabeça. Também não posso trabalhar, pois terei problemas com a fiscalização — disse o motorista.
O porteiro Carlos Silva, de 32 anos, que seguia para o trabalho de bicicleta, também não conseguiu fazer o caminho que está acostumado.
— É um absurdo uma cratera desse tamanho no caminho onde circulam ônibus e carros. Vou precisar dar a volta pela Mangueira para não passar pelo vazamento — lamentou Silva.
De acordo com a Cedae, não há possibilidade de falta d'água na região do Maracanã. A companhia explicou que estão sendo feitas manobras na tubulação para não comprometer o abastecimento das residências na área. Para o diretor de Produção e Operação da Cedae, Jorge Briard, o rompimento do tubo subadutor está ligado a intensa atuação de máquinas e caminhões pesados no entorno do Maracanã.
— Como foi um rompimento por baixo isto geralmente está ligado a trepidação do solo — justificou.
Segundo o diretor, a fissura no tubo foi de cerca de 60 centímetros, mas a Cedae está trocando a tubulação que tem cerca de 1,2 metro neste trecho.
— A rachadura foi em si pequena, mas vamos trocar o tubo por medida de precaução para não termos dúvida.
De acordo com Briard, aquele trecho da tubulação do sistema Cedae tem grande importância para a cidade e é responsável pelo abastecimento do Cosme Velho, da Urca e do Leme e de parte dos bairros de Laranjeiras e Botafogo, mas afastou o risco de desabastecimento.
— Se demorasse tempo suficiente para a caixa d’água dessa região esvaziar, com certeza faltaria água, mas já estamos num processo de reparo e isto não deve acontecer.
Segundo ele, assim que o novo tubo chegar, a solda para recolocação deverá durar três horas e meia e a previsão é que o reparo seja concluído às 20h deste domingo. Briard acredita que o terreno estará pronto para receber um novo asfalto até o início da madrugada. Ele explicou que o reasfaltamento é de responsabilidade da Prefeitura que, segundo ele, já foi contatada, mas ainda não respondeu se vai conseguir reasfaltar as duas pistas até a manhã de segunda-feira.
— Se isto não acontecer, conseguiremos deixar as pistas niveladas para o tráfego de veículos.
O vazamento na Radial Oeste afetou o trânsito na região. Segundo Centro de Operações da prefeitura, quem segue para o Centro deve acessar a Rua São Francisco Xavier. Para a Zona Norte, a opção é o Viaduto Oduvaldo Cozzi.
Os motoristas também devem estar atentos a outra intedição na região. A Rua Professor Manoel de Abreu está fechada na altura da Rua São Francisco Xavier. O desvio é feito pela Rua Zulmira. A Rua Visconde de Niterói é uma opção de rota.
Apesar dos transtornos, o tráfego de veículos no entorno do Maracanã não registrou congestionamentos neste domingo.

* Márcio Melo via O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.