sexta-feira, 26 de julho de 2013

Condutor do trem que descarrilou na Galícia é detido por imprudência


Xoan Soler/APSANTIAGO DE COMPOSTELA, Espanha / Galicia, 26 Jul 2013 (AFP) - O condutor do trem que descarrilou perto de Santiago de Compostela (noroeste da Espanha) foi detido por imprudência no acidente que deixou ao menos 78 mortos, informaram nesta sexta-feira fontes policiais.
José Francisco Garzón Amo "está detido desde ontem às 20h00 (15h00 de Brasília)", disse o chefe da polícia da Galícia, o delegado Jaime Iglesias, em uma coletiva de imprensa.
"Leu os direitos e é acusado de um crime vinculado ao acidente", acrescentou este policial, informando que é por "imprudência".
O motorista, de 52 anos, está internado no hospital de Santiago com ferimentos leves e ainda "não prestou depoimento", embora possa fazê-lo a qualquer momento, disse Iglesias.
A investigação parece se centrar sobre o condutor e sobre um suposto excesso de velocidade ou uma falha nos sistemas de freio automáticos.
O trem que descarrilou na quarta-feira "freou muito tarde", disse nesta sexta-feira o jornal El País.
O acidente ocorreu quando o trem, que havia saído de Madri, entrou em alta velocidade em uma curva fechada, conhecida como A Grandeira, a quatro quilômetros da estação de Santiago de Compostela.
O comboio, um trem convencional, circulava em uma via de alta velocidade em um trecho onde a velocidade é limitada a 80 km/h.
"Os sistemas de alerta da via férrea saltaram ao detectar que Francisco José Garzón Amo, o condutor do Alvia procedente de Madri, circulava a 190 km/h quando não deveria superar os 80", escreveu o El País.
"O alerta, segundo reconheceu o próprio maquinista, foi ativado no quadro de comando e ele tentou frear, sem poder evitar a tragédia", acrescentou o jornal, que na véspera revelou conversas por rádio entre o condutor e a estação.
"Vou a 190! Espero que não haja mortos, porque cairão sobre minha consciência", disse o maquinista, segundo estas gravações.
Vários vagões descarrilaram, amontoando-se uns sobre os outros. Um deles foi pelos ares caindo em um barranco a vários metros dos trilhos.
O maquinista tinha 30 anos de experiência profissional na companhia ferroviária Renfe e era condutor desde 2003.
Vários meios de comunicação publicaram reproduções da tela da suposta página do Facebook do condutor, feitas antes de sua desativação, na manhã de quinta-feira.
Em uma destas reproduções há uma foto de Garzón, de março de 2012, onde se vê um velocímetro que marca 200 km/h e comentários referentes a esta velocidade.
A Renfe considera que ainda é cedo para fazer suposições sobre a causa da pior tragédia ferroviária da Espanha desde 1944, mas o secretário de Estado de Transportes, Rafael Catalá, disse na quinta-feira que os primeiros elementos da investigação apontam para excesso de velocidade.
A caixa-preta do trem, que pode ajudar a esclarecer o ocorrido, está "sob custódia" policial, disse o delegado Iglesias.
No entanto, prosseguiam os trabalhos de identificação das vítimas fatais, cujo balanço caiu nesta sexta-feira de 80 para 78.
"Hoje estamos falando de 78 vítimas, das quais 72 estão identificadas e 6 não estão identificadas", explicou Antonio del Amo, chefe da unidade central da polícia científica.
No entanto, o número de mortos pode aumentar, já que 81 feridos seguem hospitalizados, 31 deles em estado crítico.

* Márcio Melo via Bol


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.