sexta-feira, 26 de julho de 2013

Eletroímã gigante é transportado por 5.150 km pelos EUA

Por conta de suas dimensões, o eletroímã foi transportado por via marítima pela costa leste americana até o Golfo do México, sendo então transferido para uma via fluvial até seu destino final. Parte do trajeto, no entanto, precisou ser feita por terra Foto: AP

Com 15,2 metros de largura e mais de 15 toneladas, um eletroímã gigante está fazendo uma viagem de quase 5.150 quilômetros pelos Estados Unidos para ser transportado de Nova York para Chicago. A jornada deve ter fim nesta sexta-feira, de acordo com informações da agência AP.

O destino do eletroímã é o Fermilab, um laboratório nacional de física localizado em Batavia, nos arredores de Chicago, onde será usado para estudar partículas de alta velocidade e energia. Ao contrário do objeto de estudo, no entanto, a viagem tem sido bastante lenta. Nesta semana, o material foi transportado por um caminhão a uma velocidade que variou entre 8 km/h e 24 km/h.
Por conta de suas dimensões, o eletroímã foi transportado por via marítima pela costa leste americana até o Golfo do México, sendo então transferido para uma via fluvial até seu destino final. Parte do trajeto, no entanto, precisou ser feita por terra.
O custo do transporte do eletroímã gigante, que durou um mês, foi estimado em US$ 3,5 milhões. Apesar disso, a fabricação de um novo custaria muito mais, de acordo com a AP.
* Márcio Melo via Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.