segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Papa Francisco anuncia que vai visitar a Terra Santa em maio

Papa Francisco na Basílica de São Pedro nesta terça-feira (31) (Foto: Giampiero Sposito/ Reuters)
O Papa Francisco anunciou neste domingo (5) que vai visitar a Terra Santa em maio. Ele deve passar por locais por Jordânia, Israel e por terristórios palestinos. Será sua primeira visita à área desde que assumiu o pontificado, em março de 2013.
A viagem, marcada para 24, 25 e 26 de maio, tem no roteiro Amã, Belém e Jerusalém e marca o 50º aniversário de uma excursão histórica feita em 1964 pelo Papa Paulo VI. Foi a primeira de um papa na era moderna. João Paulo II passou por lá em 2000, e Bento XVI, antecessor de Francisco, em 2009.
O anúncio foi feito pelo Papa Francisco durante a tradicional oração do Ângelus dominical, na praça de São Pedro, no Vaticano. "No clima de alegria deste período de Natal, eu gostaria de anunciar que, de 24 a 26 de maio do próximo, farei uma peregrinação à Terra Santa"
Ele falou ainda que pretende fazer uma celebração na Igreja do Santo Sepulcro, onde segundo a tradição cristã está o túmulo de Jesus Cristo em Jerusalém. "Nós iremos celebrar um encontro ecumênico com todos os representantes das Igrejas cristãs de Jerusalém e com o Patriarca Bartolomeu de Constantinopla."
Durante uma reunião com o pontífice em abril, o presidente israelense, Shimon Peres, convidou o Papa Francisco para visitar o país. "Eu estou esperando você em Jerusalém, e não apenas eu, mas todo o país de Israel", disse Peres ao papa na presença de jornalistas, após 30 minutos de conversas particulares no Palácio Apostólico do Vaticano.

No mês anterior, Francisco havia feito um apelo pela paz entre israelenses e palestinos em seu discurso de Páscoa.

Em outubro, foi a vez do presidente palestino, Mahmud Abbas, convidar o Papa Francisco a visitar a Terra Santa. O pontífice, então, presenteou o presidente da Autoridade Palestina com uma caneta. "Uma caneta, porque com certeza terá que assinar muitas coisas", afirmou na ocasião. "Com esta caneta, espero assinar o acordo de paz com Israel", respondeu Abbas.
* Reprodução Márcio Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.