domingo, 6 de abril de 2014

Sede de Porto Alegre para a Copa, Estádio Beira-Rio é reinaugurado

Beira-Rio teve show pirotécnico durante a reabertura (Foto: Jefferson Bernardes/Inter)
G1 - Sede de cinco jogos pela Copa do Mundo de 2014, o Estádio Beira-Rio foi reinaugurado na noite deste sábado (5) com o espetáculo Os Protagonistas, que contou a história do Internacional desde a fundação da sede às margens do Guaíba em 1969. A reforma orçada em R$ 330 milhões foi concluída com investimentos de uma parceria entre o clube e a Empreiteira Andrade Gutierrez. A capacidade é de 50 mil pessoas.

Ainda como parte dos festejos, será realizado às 16h deste sábado (5) no Beira-Rio o amistoso entre Internacional e Peñarol, do Uruguai.
A obra começou em dezembro de 2010, com a demolição de parte das arquibancadas inferiores, quando o objetivo do clube ainda era reformar o estádio com recursos próprios. Seis meses depois, devido à definição da parceria com a Andrade Gutierrez, teve início um hiato de 270 dias até que o contrato fosse assinado. Neste período, foi anunciado que o Rio Grande do Sul ficou de fora da Copa das Confederações.
As obras foram retomadas em março de 2012. Em fevereiro deste ano, com a reforma próxima à conclusão, foi realizada como evento-teste uma partida pelo Campeonato Gaúcho, na qual o Internacional venceu o Caxias por 4 a 0. No mesmo mês, a segunda partida no novo Beira-Rio teve vitória do Internacional por 1 a 0 sobre o Brasil de Pelotas. Em ambas as vezes, a capacidade foi limitada a 10 mil espectadores.
Presidente Dilma Rousseff visita o estádio Beira-Rio nesta quinta-feira (Foto: Luiza Carneiro/GloboEsporte.com)
Dilma durante a visita inaugural ao Beira-Rio
(Foto: Luiza Carneiro/GloboEsporte.com)
No dia 20 do mesmo mês, a presidente Dilma Rousseff fez uma visita inaugural ao Beira-Rio. Em uma cerimônia rápida, a presidente foi recebida no gramado por jogadores e autoridades e deu um pontapé simbólico, ao lado do argentino D'Alessandro, do Internacional. Entre os convidados, estavam também operários que trabalharam na reforma.
A realização de jogos da Copa do Mundo em Porto Alegre chegou a ser ameaçada devido ao impasse envolvendo as estruturas temporárias que serão construídas no entorno do estádio durante as partidas do Mundial. Tanto o Internacional quando a Fifa diziam não ser responsáveis, até que no dia 25 de março a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou um projeto de lei que concede incentivos fiscais para financiar a realização.
Serão realizados no Beira-Rio os jogos França x Honduras, dia 15 de junho; Holanda x Austrália, no dia 18; Argélia x Coreia do Sul, dia 22, e Argentina x Nigéria, dia 25, todos pela fase de grupo. Já nas oitavas de final, o primeiro colocado do Grupo G enfrneta o segundo colocado do Grupo H no estádio do Internacional.
Espetáculo relembra história do clube
Paulo Roberto Falcão veste uniforme de jogador durante o espetáculo (Foto: Divulgação/Internacional)
Paulo Roberto Falcão veste uniforme de jogador durante o
 espetáculo (Foto: Divulgação/Internacional)
O Espetáculo Os Protagonistas contou vários trechos da história do Internacional desde quando o Beira-Rio foi planejado. Músicos como o guitarrista Frank Solari, o cantor Hermes Aquino e os grupos Nenhum de Nós e Cachorro Grande tocaram músicas usadas para contextualizar as épocas e os cenários retratados.
Mais de 1 mil profissionais trabalharam no espetáculo, além de 1,5 mil artistas e 3 mil figurinistas. A banda Blitz abriu o espetáculo às 20h e o DJ britânico Fat Boy Slim encerrou o evento às 23h, quando alguns torcedores invadiram o tablado montado sobre o campo.
Ex-zagueiro Figueroa e ex-atacante Valdomiro relembram gol do título de 1975 (Foto: Divulgação/Inter)
Ex-jogadores Figueroa e Valdomiro relembram
gol do título de 1975 (Foto: Divulgação/Inter)
A história foi dividida por décadas, começando pelos anos 60, quando o estádio foi construído sobre um aterro no Guaíba. Nos anos 70, o tricampeonato brasileiro foi relembrado, com destaque para uma aparição de Paulo Roberto Falcão vestindo uniforme semelhante ao que usava quando atuava no clube e uma homenagem a Escurinho, ex-atacante que morreu em 2011.
Nos anos 1980, foram lembrados a conquista do Troféu Joan Gamper e a vitória no Gre-Nal do Século, disputado em 1989 pelo Brasileirão do ano anterior e vencido pelo Internacional por 2 a 1 no Estádio Beira-Rio. Já nos anos 1990, foi dado destaque ao ex-atacante Fabiano, que relembrou vitórias em clássicos contra o Grêmio.
Jogadores do Inter em 2006 e técnico Abel Braga relembram conquista do Mundial  (Foto: Paula Menezes/Globoesporte.com)
A história do clube nos anos 2000 foi dividida entre os dois trechos. Um deles retratava todas as conquistas internacionais do clube na década, e o outro relembrava o título mundial conquistado em 2006 com ênfase para o meia Adriano Gabiru, autor do gol do título. Depois disso, o presidente do clube, Giovanni Luigi, declarou o estádio reinaugurado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.