quinta-feira, 31 de julho de 2014

DE NOVO !!!! Conta de luz fica mais alta ano que vem


A conta de luz deve ficar cerca de 2,6% mais alta no ano que vem. Em entrevista à Bandnews FM, o ministro interino de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, diz que o aumento será diluído em três anos.


Em 2016, o reajuste será de 5%, e em 2017, de 1,4%. O ministro garante ainda que o Brasil está livre de um racionamento elétrico.

Sobre a estiagem, em especial no sudeste, Márcio Zimmermann destaca que outras regiões garantem o abastecimento elétrico dos estados: “O Brasil possui a vantagem de ter um sistema elétrico interligado do norte ao sul. São Paulo é uma cidade dependente de uma bacia, mas, enquanto ocorre a seca nessa região, chove na região sul. Então a região sul abastece a sudeste”.

O Brasil neste ano seco está atendendo apenas 25% do seu consumo com termelétricas. Os 75% tem sido abastecido com a hidroeletricidade.

No Brasil, cerca de 80% da geração de energia vem das usinas hidrelétricas. Elas são caras e complicadas de construir, mas, depois que de construída, é barato para operar.

As situações de estiagem complicam o uso de energia hidroelétrica, por isso a opção são as usinas térmicas. O problema é que elas são caras para operar, então o preço da conta de luz sobe.

O governo fez operações para tentar minimizar os impactos no bolso do consumidor, através de empréstimos com bancos privados e estatais: os sindicatos dos bancos emprestaram 11,2 bilhões para o Estado, que agora negocia mais 6,5 bilhões. Isso significa que o setor elétrico precisa pagar esses valores nos próximos três anos. 

Zimmermann também comentou sobre as usinas eólicas (que gera energia através dos ventos): “É uma fonte que veio pra ficar e o Brasil tem potencial”.

Fonte: No Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.