segunda-feira, 28 de julho de 2014

Universidade Federal do RN instala Curso de Medicina Multicampi em Caicó

4t34t3t
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realizou na manhã desta sexta-feira, 25, no auditório do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES), Campus de Caicó, a solenidade de instalação do Curso de Medicina Multicampi. A área administrativa e os espaços destinados às atividades de ensino da nova graduação funcionarão nos pavimentos 1 e 2 do prédio do Hospital da Liga Norte-riograndense contra o Câncer.

A nova graduação da UFRN inicia com 40 alunos matriculados e um quadro de 20 professores, contando com aportes acadêmicos como salas de aulas e de ensino individual, auditórios, laboratórios e biblioteca. A expectativa é que em dois anos o número de vagas seja ampliado, podendo chegar a oitenta vagas.
A reitora Ângela Paiva Cruz, no seu discurso, destacou que a inauguração da Escola Multicampi de Medicina surge como uma nova e importante fase do programa de interiorização que busca a valorização e a inclusão para todo jovem que anseia por uma formação acadêmica no interior.
O momento, disse, “ultrapassa a ideia até pouco tempo vigente de que quem desejava cursar Medicina tinha que deixar o seu chão de origem e lutar por uma vaga em um curso da capital”.
Para o prefeito da cidade, Roberto Medeiros Germano, a data não poderia ser mais apropriada, durante os festejos da Padroeira Santana. Roberto Germano falou em nome dos prefeitos de Currais Novos, Vítor Cunha, e de Santa Cruz, Fernanda Costa, municípios que também participam do projeto e que irão receber os alunos para atividades nas unidades da UFRN, o Campus de Currais Novos e a Faculdade de Ciências do Trairi (FACISA) em Santa Cruz.
A vice-reitora, Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes, lembrou que a luta por mudanças na forma de ensino para a área de saúde vem de pelo menos 20 anos, quando professores de diferentes departamentos da UFRN iniciaram as discussões junto com professores de outras 23 instituições de ensino de onze países da América Latina e Caribe e de outras 5 universidades do Brasil. O desafio era “repensar a formação dos profissionais de saúde diante da realidade social que ameaçava, principalmente, pessoas pobres residentes em locais distintos da América Latina”.
Segundo a vice-reitora, o Plano de Restruturação das Universidades (REUNI) lançado em 2007, pelo Governo Federal, possibilitou à UFRN a implantação de novas práticas metodológicas de ensino. Assim, em 2012, a Universidade começou a discutir o Projeto Pedagógico para o novo curso de Medicina. Segundo ela, um projeto inovador e com a missão de melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Aula Inaugural
A aula inaugural da Escola Multicampi de Medicina da UFRN foi proferida pelo diretor professor George de Azevedo Dantas. Lembrando a bravura do sertanejo, o professor disse que a equipe que trabalhou para tornar o projeto realidade precisou de muita determinação e que por isso, “considero esse momento marcante para nossa equipe, para a UFRN, que se destaca como a primeira Universidade Federal do Norte e Nordeste, e para a região, uma das que mais contribui para o desenvolvimento do estado.”
Segundo o professor George Dantas, o nome do escritor e dramaturgo paraibano Ariano Suassuna fora escolhido pela Comissão para proferir a Aula Inaugural. Ele lamentou a morte do escritor, ocorrida na quarta-feira, 23, aos 87 anos de idade, o que impediu a sua presença nesse momento tão importante para a educação e a cultura do Rio Grande do Norte.
Fonte: Portal JH

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.