* No Minuto - O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), desmentiu os boatos de que acabaria com o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) e a Ronda Escolar, da Companhia Independente de Prevenção ao uso das Drogas (Cipred), da Polícia Militar do Rio Grande do Norte. A secretária de Segurança Pública, Kalina Leite, acompanhada do comandante da PM, coronel Ângelo Dantas, destacou a importância do programa na redução da criminalidade e ressaltou que a meta do Governo do Estado é ampliar a atuação dos programas no Rio Grande do Norte.
“Não existe nenhuma possibilidade de redução de trabalho da CIPRED. O governador jamais sinalizou pela redução ou extinção dos trabalhos da Companhia, muito pelo contrário. O governador Robinson Faria tem nos orientado a fomentar o trabalho de prevenção ao uso de drogas e isso inclui, diretamente, o Proerd e a Ronda Escolar. O foco do governador é o trabalho de prevenção”, afirma a secretária Kalina Leite.
O efetivo da CIPRED, previsto em lei, é de 155 militares, mas hoje a companhia dispõem de um efetivo de cerca de 250 policiais. A secretária disse que a PM passará, nos próximos meses, por um redimensionamento, com ênfase no programa Ronda Cidadã, e a Ronda Escolar trabalhará nos territórios, junto com os batalhões de áreas. “Mas isso não significa que o efetivo vá diminuir. Na verdade, pode até aumentar dependendo da necessidade da área, pois estamos valorizando o território”, destaca a secretária Kalina Leite.
O comandante da PM, coronel Ângelo Dantas, explicou que a CIPRED tem um caráter de prevenção, mas também de repressão. “Todo e qualquer policial militar é um agente preventor do uso de drogas. Faz parte da essência do policial militar, lotado em qualquer unidade”, destaca o coronel.
Tanto o Proerd, quanto a Ronda Escolar estão entre as ações mais importantes da Corporação, pois tem apresentado resultados positivos, prevenindo, protegendo e ensinando às crianças e adolescentes o perigo do uso de drogas e práticas de violência.
O secretário adjunto da Sesed, Caio Bezerra, ressaltou que a Secretaria de Segurança Pública está em fase final de planejamento do Programa Ronda Cidadã – que atuará em parceria com diversas Secretarias – terá não só o policiamento proativo, mas também a ação reativa, onde será agregado vários aspectos, como o Ronda Cidadã de visita comunitária, o Ronda Cidadã de apoio às vítimas de violências, a base móvel Ronda Cidadã e o Ronda Cidadã Escolar. “Está sendo construído um modelo de segurança pública e todos terão que estar em sintonia com esse projeto”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.