quarta-feira, 28 de outubro de 2015

COMEÇA O FECHAMENTO DO HOSPITAL DA MULHER DE MOSSORÓ

Hospital da Mulher está, como quase sempre, recheado de problemas (Foto: Carlos
Uma operação político-administrativa está em andamento, para materializar o fechamento do Hospital da Mulher Parteira Maria Correia. Governo do Estado e Prefeitura agem em duas frentes.
Existem dois objetivos nessa articulação: político e de melhor uso de recursos financeiros da Saúde do Estado.
À semana passada, através da Junta Interventora da Casa de Saúde Dix-sept Rosado (CSDR), que passou a ser tratada como Hospital Maternidade Almeida Castro (HMAC), também como parte de uma operação para “desrosadizar” a entidade, anunciou instalação de mais quatro leitos de UTI Adulta (veja AQUI).
Paralelamente, o Governo Robinson Faria (PSD) não paga há três meses os 12 médicos que trabalham na UTI Adulta do Hospital da Mulher. Uma dívida da ordem de R$ 300 mil.
Redirecionar recursos
É possível que ocorra paralisação dos serviços nos próximos dias, apurou o Blog.
Outras cooperativas funcionais também estão com atraso em pagamento, que totalizam dois meses.
O aluguel do imóvel também não vem sendo pago.
Em articulação com o prefeito Francisco José Júnior (PSD), o Governo Robinson pretende fechar o hospital para redirecionar os recursos gastos nele. A ideia é transferir maior aporte financeiro para a Dix-sept Rosado, ou HMAC, como queira, afim de lhe garantir fôlego para funcionar.
O prefeito, que trabalhou sua intervenção e passou a dar suporte ao seu funcionamento desde outubro do ano passado, teme perder seu controle.
Tarcísio Maia
O Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) também faria parte da alteração, sendo beneficiado com o “ganho” do fechamento do Hospital da Mulher. Por lá, o Governo do Estado ainda tem planos de retomar obras paradas desde a gestão Rosalba Ciarlini (DEM).
Entre 2,5 e três milhões de reais ficariam “disponíveis”, mensalmente, para que Estado e Município pudessem aplicar nessas duas frentes.
Médicos e servidores do Hospital da Mulher mobilizaram-se há poucos dias, contra o fim das atividades dessa unidade hospitalar. O discurso do governismo foi de que não existiria essa pretensão (veja AQUI).
No meio desse desgastante quadro, parturientes, bebês, famílias de Mossoró e dezenas de municípios que temem o retorno a um tempo em que parir na cidade era quase impossível. A saída seria Russas (CE) ou Ceará e Fortaleza para os mais abonados.
Pobre Mossoró!
Acompanhe o Blog também pelo Twitter clicando AQUI.
* Via Portal Na Hora RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.