sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Intensificação da estiagem leva Caern a ampliar rodízio em oito cidades

Sertanejos sofrem com os efeitos da seca no interior do RN (Foto: Anderson Barbosa/G1)
Com a intensificação da escassez das fontes para captação de água no estaod, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) decidiu ampliar o rodízio de abastecimento nas cidades abastecidas pela adutora Sertão Central Cabugi.
Os municípios atendidos pela adutora são Angicos, Caiçara do Rio do Vento, Fernando Pedrosa, Jardim de Angicos, Lajes, Pedra Preta, Pedro Avelino, Riachuelo, além das comunidades rurais de São Miguel, Riacho do Feijão, Rio Velho, Riacho do Prado, Santa Maria, Mulungu, Tapuia, São José da Passagem, Residência, dentre outras localizadas ao longo da adutora.

A adutora recebe água da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, contudo a captação da água é feita através do Canal do Pataxó. A Caern informou que o nível de onde a água é retirada está baixando em ritmo acelerado e caso não haja uma redução no consumo, a água disponível só será suficiente para pouco mais de um mês.

Além do rodízio, a Caern está buscando novas alternativas a fim de manter o abastecimento para a população. Novos poços e estruturas de abastecimento estão sendo avaliados pelos órgãos competentes, além disso, a companhia buscará apoio em outras empresas da região, para juntos viabilizar novos projetos.

Ações de fiscalização também estão sendo realizadas, para cumprir o que determina a lei em situações como essas, garantir o abastecimento prioritário para humanos e dessedentação animal.
A Caern já estava desenvolvendo desde o início do mês de outubro, de forma preventiva, o rodízio nas cidades abastecidas pela Adutora Sertão Central.

Abastecimento
Angicos
1º dia – Centro, Monsenhor Pinto, Dom Tavares e Alto da Alegria
2º dia – Alto da Esperança, Alto do Triângulo, Prefeito Jaime Batista e Prefeita Zélia Alves
Caiçara do Rio do Vento parada: Todos os dias – 17h à 7h30
Fernando Pedrosa parada: Segunda à quinta – 7h à 7h
Jardim de Angicos abastecida em sistema de rodízio entre bairros (manobras internas).
Lajes parada: Quarta e domingo – o dia todo

*Sistema fechado para que a água seja direcionada para as comunidades de Firmamento e Três de agosto, conforme acordo com o Ministério Público.   
Pedra Preta parada: Quarta e domingo – o dia todo

*Sistema fechado para que a água seja direcionada para as comunidades de Firmamento e Três de agosto, conforme acordo com Ministério Público.
Pedro Avelino parada: Quarta e domingo – 7h à 7h
Riachuelo abastecida por um sistema de rodízio entre bairros (manobras internas).

Fonte: Cidade News via G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.