segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Bezerro nasce com duas cabeças na Chácara Santa Izabel, em Catolé do Rocha/PB

Um fato curioso aconteceu na noite deste sábado (28 de novembro), em Catolé do Rocha (PB). Um bezerro nasceu com duas cabeças em uma chácara, localizada nos arredores do perímetro urbano. 
O fato inusitado ocorreu na Chácara Santa Isabel, próximo ao bairro do Batalhão – na Zona Sul da cidade, gleba de propriedade do agricultor Ubirajara Cortez costa, popularmente conhecido por ‘PIFE DE PEDRO COSTA’. 

O agricultor estava sozinho no momento do parto, por volta das 21h00, e com muita sorte e habilidade, ele conseguiu tirar o bezerro de dentro do útero da vaca. Para espanto dele, o bezerro nasceu com duas cabeças, o que não é um fato normal, mas casualmente ocorre no Brasil.

A reportagem do Portal Catolé News esteve no local, por volta das 07h00, deste domingo, e presenciou o animal ainda permanecia vivo, mas ele não consegue se alimentar, pois o leite que é colocado em uma das bocas do bezerro, com a ajuda de uma mamadeira, cai por a outra cavidade bucal. 

Por volta das 14h00 (hoje), o conceituado médico veterinário, Zeno Fixina, esteve no local e tentou viabilizar uma maneira para alimentar o bezerrinho, mas devido o mesmo não possuir o céu da boca, em nenhuma das cabeças, ficou inviável qualquer possibilidade de adaptação de alimentação via sonda.

Ainda de acordo com Zezinho, o bezerrinho não terá chances de sobreviver por muito tempo, e estima-se que ele dure apenas por 24 horas aproximadamente.

O bezerro, que tem as duas cabeças unidas em um só corpo, possui quatro olhos, três orelhas e dois focinhos. E de acordo com o proprietário da chácara, esta foi a primeira vez que um animal com estas características genéticas nasceu na localidade.

Ainda segundo Pife, vários fatores podem ter influenciado para o bezerro nascer com duas cabeças, como uma mutação genética, consanguinidade ou problemas na divisão do embrião. 

Chegando outras ocorrências dessa natureza, constatamos que esses animais não conseguem sobreviver por muito tempo, pois geralmente existe alguma deficiência interna que os impedem de desenvolver. 

Ubirajara Cortez disse que ainda nessa manhã iria chamar o médico veterinário, Zeno Fixina Barreto, para fazer uma análise detalhada do caso. 

Apesar da anomalia, o parto foi normal e a vaca está bem e não corre risco de morte.

Chácara Santa Izabel, Zona Norte de Catolé do Rocha (PB)

* Nosso Paraná via Portal Catolé News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.