segunda-feira, 30 de maio de 2022

Brasil Investiga 1º Caso Suspeito de Varíola dos Macacos

 

O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS Nacional) investiga o primeiro caso suspeito de varíola dos macacos do Brasil. Trata-se um homem que desembarcou em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, após retornar de Portugal no dia último dia 10.

O paciente, que não teve o nome identificado, fará exames nesta segunda-feira (30/5) para confirmar ou não a infecção viral, segundo informações obtidas pelo jornal O Globo.

De acordo com o CIEVS Nacional, o paciente começou a sentir dores de cabeça, febre, e observou o aumento dos gânglios linfáticos três dias após desembarcar em Porto Alegre.

No dia 20 de maio, ele se queixou de calafrios, fraqueza física e observou o aparecimento das primeiras lesões na pele do rosto, do tronco e dos membros – um sintoma característico de varíola dos macacos.

Ele disse não ter tido contado com pessoas diagnosticadas com a doença, em surto na Europa. O caso segue em investigação.

Em nota, o Ministério da Saúde informou que, até o momento, não há casos confirmados da varíola dos macacos no Brasil e que está em contato com estados para apoiar o monitoramento e ações de vigilância em saúde.


* Jair Sampaio Com informações do Metrópoles

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.