sexta-feira, 26 de abril de 2013

Carne brasileira é barrada pela UE por presença da bactéria E.coli

Ilustrativa
Dois carregamentos de carne brasileira de 35 toneladas no total foram barrados no porto de Rotterdam (Holanda) depois que as autoridades sanitárias detectaram a presença da bactéria E.Coli, indicou nesta sexta-feira à AFP a autoridade holandesa de segurança alimentar.

"Desde o início do ano, impedimos a entrada de dois carregamentos provenientes do Brasil porque detectamos a presença de bactéria E.coli. Ela não é altamente patológica, mas nos obriga a proibir sua comercialização", explicou Tjitte Mastenbroek, porta-voz da autoridade contatado por telefone.
Os dois carregamentos, de 10 e 25 toneladas, foram interceptados em 19 de fevereiro e 10 de abril no porto de Rotterdam, um dos principais locais de importação de carne bovina na União Europeia.
Em um comunicado, a Associação Brasileira de Exportadores de Carne (Abiec) contestou a validade dos testes realizados nos carregamentos. Segundo ela, a Holanda modificou o método e a sensibilidade dos testes para bactéria E. coli após a crise sanitária ocorrida na Europa em 2011.
A Escherichia coli, conhecida por E.coli, é uma bactéria que pode provocar graves infecções. Sua presença em sementes germinadas na Alemanha causou mais de 40 mortes na Europa em 2011.

Este é um duro golpe para as exportações de carne do Brasil.



"Este novo método de controle (...) não tem bases científicas sólidas. É alvo de críticas e estamos negociando, assim como vários outros países que exportam carne para a UE, principalmente a Austrália, Estados Unidos, Argentina e Uruguai", indicou a Abiec.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.