quinta-feira, 25 de abril de 2013

CHOVEU 54 MM NESTA QUARTA, 24 EM ITAÚ/RN MODIFICANDO O CLIMA DE ESTIAGEM A SANGRIA DE BARRAGEM


O Município de Itaú/RN vivencia nos últimos dias uma situação de total modificação no seu clima de seco e árido para um clima frio e chuvoso, propício a satisfazer no homem do campo a sensação se um inverno que está se iniciando.
É bom salientar que os meteorologistas não estão de acordo com um inverno e sim uma frente fria que trouxe chuvas ao Nordeste e mudou repentinamente o clima no sertão, mas vai dizer dizer isso ao sertanejo que olhara para o céu e pedia a Deus para ter piedade e mandar ao menos umas chuvas para deixarem água nos reservatórios para servirem ao seus animais.


O Açude passagem está com nível muito crítico devido ao abastecimento de 2 cidades (Itaú e Taboleiro Grande) e com vários carros pipas atendendo parte da zona rural.




As últimas chuvas ocorridas na região do alto oeste potiguar vem demonstrando que Deus atendeu esse pedido e vem mandando chuvas em grande quantidade fazendo com que açudes totalmente seco esteja armazenando grandes volumes de água e muitos já estão sangrando como no caso do açude grande de Caraúbas/RN. 
Em Itaú/RN pequenos reservatórios vieram a transbordar com as últimas desaguando nos 2 principais açudes do município e dando esperança à população em vê-los sangrando, fato que não ocorre desde 2009.

Na manhã desta quinta-feira, 25, a barragem de Chico Antonio  (Ubaldina) como é popularmente conhecida amanheceu transbordando com um volume muito grande de água e desaguando dentro do açude passagem - maior reservatório do município alcançando cerca de 6 milhões de metros cúbicos de água em sua capacidade total de armazenamento
.
No último sábado, 20 estivemos na referida barragem que já recebia água das chuvas ocorridas no município e constatamos que a mesma faltava cerca de 50 cm para alcançar sua sangria total, fato que aconteceu nesta quinta, 25. A foto ao lado mostra o nível da barragem no último sábado, 20 conforme mostramos.

O transbordamento dessa barragem vence a última etapa para que as águas em grandes quantidades cheguem de fato ao açude passagem que encontra-se em nível crítico devido a longa estiagem vivida nos municípios da região do alto oeste potiguar.
Agora é esperar que as chuvas continuem a cair e possam deixar água em grandes quantidades nos açudes, pois plantar nessa época se torna muito difícil, pois não sabemos até quando teremos essa frente fria mandando chuva ao nosso sertão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.