terça-feira, 2 de abril de 2013

Incêndio em mesquita que mantinha orfanato deixa 13 mortos em Mianmar

Maior parte das vítimas é formada por crianças.
Fogo pode ter começado após um curto-circuito.

Equipe da Cruz Vermelha e voluntários tabalham no resgate de pessoas após incêndio em mesquita em Mianmar. (Foto: Khin Maung Win / AP Photo)

Treze pessoas, a maioria crianças, morreram em um incêndio em umas mesquita que abrigava um orfanato muçulmano de Yangun,Mianmar, nesta terça-feira (2), informou a polícia da principal cidade birmanesa, atribuindo o incidente a um problema elétrico.

O incidente ocorre em meio a fortes tensões entre muçulmanos e budistas em Mianmar, que já deixaram 43 mortos.
"A investigação preliminar da polícia aponta que o incêndio foi causado por um curto-circuito em um transformador da mesquita. O regulador de tensão e o transformador situados sob a escada esquentaram e pegaram fogo", disse Nyan Mying, da Cruz Vermelha.
Segundo um policial, as 13 vítimas faziam parte de um grupo de 70 pessoas que dormiam no rfanato quando o incêndio começou. As demais crianças foram resgatadas pelos bombeiros.
O prédio abriga ainda uma escola religiosa onde as crianças participavam de cursos de verão. Segundo moradores do bairro, as vítimas eram órfãs.
As vítimas morreram queimadas ou intoxicadas pela inalação de fumaça, informou a polícia nacional no Facebook.
A polícia enviou cerca de 100 agentes ao local e prometeu uma rigorosa investigação sobre o incidente, com a participação de dirigentes da comunidade muçulmana.
Em um contexto de grande tensão após a violência religiosa nas últimas semanas, vizinhos muçulmanos do bairro se reuniram na região para manifestar dúvidas sobre as causas do incêndio, observou a AFP no local.
"Alguns alunos e professores que escaparam do incêndio disseram que havia um líquido no primeiro andar parecido com gasolina ou querosene", disse à AFP Shine Win, líder de um grupo de jovens muçulmanas, evocando a hipótese de ato criminoso.
A violência religiosa que explodiu em 20 de março em Meiktila, no centro do país, se propagou a outras localidades e já matou 43 pessoas, além de deixar 12 mil desabrigados.
Após três dias de violentas manifestações lideradas por monges budistas, o Exército retomou o controle de Meiktila, mas os incidentes se propagaram para outras cidades de Mianmar.
Em 2012, confrontos entre budistas da etnia rakhini e muçulmanos rohingyas deixaram 180 mortos e 125 mil deslocados no oeste de Mianmar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.