quinta-feira, 2 de maio de 2013

Corinthians terá de quebrar contra o Boca histórico ruim de viradas


Corinthians, do volante Paulinho, precisa vencer o Boca por 2 a 0 para se classificar

O Corinthians tem como missão no próximo dia 15 reverter a vantagem do Boca Juniors para seguir na briga pelo seu segundo título da Copa Libertadores, mas o retrospecto do time alvinegro em situações semelhantes mostra que apesar de magra, a vitória dos argentinos por 1 a 0 pode ser suficiente.
A equipe brasileira se viu em desvantagem após o jogo de ida em uma eliminatória continental 11 vezes e conseguiu se classificar em apenas duas, um aproveitamento de 18,1%.

As duas únicas vezes que fez valer o segundo jogo foi na Libertadores de 2000, nas oitavas de final contra o Rosário Central. Na ida, derrota por 3 a 2 na Argentina. No Brasil, o Corinthians devolveu o placar e só se classificou nos pênaltis por 4 a 3.
Já em 2001, nas quartas de final da Mercosul, a Universidad Católica venceu por 2 a 1 no Chile, mas perdeu por 2 a 0 em São Paulo e foi eliminada pelo time brasileiro.
Nas outras dez situações semelhantes, apenas eliminações, como em 1991 contra o próprio Boca. Na Argentina, derrota por 3 a 1 e empate em casa por 1 a 1. Ou em 1999, quando perdeu para o Palmeiras no jogo de das quartas de final por 2 a 0, devolveu o placar na volta, mas caiu nos pênaltis.
Em 2010, a situação contra o Flamengo era semelhantes. O time carioca venceu no Rio de Janeiro por 1 a 0 e em São Paulo deu Corinthians por 2 a 1, mas a eliminação aconteceu pelo gol marcado fora de casa pelo rival.
Por outro lado, o Corinthians tem um ótimo retrospecto como mandante. O time não perde em casa desde a derrota para o River Plate em 2006, com 13 vitórias e dois empates.
Para avançar para as quartas de final, o Corinthians tem que vencer por dois ou mais gols de diferença. Um novo 1 a 0 leva a decisão para os pênaltis, enquanto qualquer outra vitória por um gol de diferença classifica o Boca, que também joga pelo empate.
“Claro que não queríamos perder, mas é plenamente reversível o resultado. Quem vê o Corinthians lá e sente o Corinthians lá sente a mesma coisa aqui. Dentro de casa ela [torcida] cria essa atmosfera, esse envolvimento, esse plus a mais na relação”, disse Tite após a derrota da última quarta-feira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.