sábado, 4 de maio de 2013



nha chicaSegundo o Estadão, a mineira Francisca de Paula de Jesus ou Nhá Chica, que será beatificada na tarde deste sábado, dia 4, em Baependi, sul de Minas, entra numa lista ainda restrita de apenas 5 santos e 80 beatos brasileiros reconhecidos pela Igreja Católica. Desse total, 37 nasceram no País e 48 são estrangeiros que viveram aqui.

Cerca de 60 outros candidatos estão em processo de beatificação e canonização, com boa chance de merecer em breve a veneração dos fiéis nos altares. O único brasileiro nato canonizado é Frei Antônio de Sant’ Anna Galvão, paulista de Guaratinguetá, proclamado santo por Bento XVI no Campo de Marte, em 2007.
O processo de beatificação de Nhá Chica correu relativamente rápido. Começou em janeiro de 1992, dois anos após o então bispo de Campanha (MG), dom Aloísio Oppermann haver submetido a causa à apreciação  do episcopado brasileiro. Desde 1952 vinha sendo feita uma campanha popular para que Nhá Chica fosse considerada santa.
Em janeiro de 2011, Bento XVI aprovou o decreto da Congregação para as Causas dos Santos sobre as virtudes heroicas e ela recebeu o título de venerável. Em outubro do mesmo ano, foi reconhecida como milagre para a beatificação a cura da professora Ana Lúcia Meirelles Leite, que tinha um defeito congênito no coração. Marcada para 11 de maio, a cerimônia foi antecipada para este sábado.
* Márcio Melo via Robson Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.