sábado, 20 de julho de 2013

MUNICÍPIO DE ITAÚ/RN REALIZA 2ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA COM SUCESSO


O Município de Itaú/RN realizou com sucesso a sua 2ª Conferência Municipal de Cultura em que houve grande participação de diversos setores de nossa sociedade.
O Prefeito Ciro Bezerra abriu a 2ª Conferência Municipal de Cultura agradecendo a todos os presentes, mostrou-se empenhado em criar a desmembrar a Secretaria Municipal de Cultura da pasta da Educação municipal e disse que seu governo realiza mudanças benéficas ao município atingindo todos os setores sociais.



Um dos palestrantes foi o Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dôres de Itaú/RN: Padre Chagas que abordou o tema da cultura muito bem e disse que ao ser transferido de cidade, passou a pesquisar a cultura das cidades, pesquisando em Blogs sobre a cultura local, seus habitantes para saber a cultura real do município.


" Nosso povo brasileiro tem identidade própria", frisou o pároco que atingia a todos com suas palavras que deixavam a todos com o pensamento do que realmente é cultura.
O Padre proferiu palavras com significativo poder de coerência, transmitia sua fala com sintonia, a fala simples, o propósito de suas articulações mostrava o empenho com o que realmente queria atingir: O que era Cultura. No final ainda disse que: A cultura era maior do que a fé.

A Professora mestra da Uern/Cameam de Pau dos Ferros/RN Fátima Carvalho trouxe uma palestra voltada  para a política do Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Municipal de Cultura.
Explorou a dinâmica da pauta sobre cultura e mostrou os desafios enfrentados na arte de fazer a cultura.

A professora enfocou um tema muito abrangente a cerca da nossa cultura e que deixamos em muitas vezes perder-se no tempo, em muitas ocasiões ficam perdidas pra sempre no tempo.
Foram formados grupos de trabalhos ou eixos de trabalhos que formularam algumas sugestões sobre cada eixo temático e após essa formulação apresentaram seus anseios e sugestões a todos no grande grande grupo.
O governo do Estado do Rio Grande do Norte também enviou o seu represente através da Fundação José Augusto que enviou sua representante para fazer parte desta conferência e que por motivos de atrasos não pode ficar até o final, pois ainda tinha que participar de outro compromisso na cidade de Assu/RN, mas deixando o seu compromisso firmado para com esta conferência municipal.

Também na conferência houve apresentação de um grupo de capoeira local que realizou uma bonita apresentação e que mostrou que o nosso único esporte genuíno também merece as nossas palmas e não o nosso repúdio, tendo vista que, muitos o tratam como um esporte cheio de preconceitos.

Após essa apresentação, o coordenador de cultura do município de Itaú/RN: Jonilson Ferreira agradeceu a presença de todos e disse que o objetivo havia sido alcançado, e realizou a votação para a escolha dos delegados que representaram o município na conferência estadual, sendo que o mesmo (Jonilson) já era o escolhido por força do edital do ministério da cultura e representaria o setor governamental, restando apenas a escolha do setor da sociedade em que foi escolhido Ruberto Pessoa com Katson Fernandes sendo o seu suplente.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura: Mirianete Brasil também fez uso da palavra agradecendo mais uma vez a presença de todos, visto que, diversos setores de nossa sociedade estavam presentes e que os objetivos traçados para a conferência havia tido êxito.
Foi um momento muito proveitoso e que saímos com o dever cumprido dessa etapa, frisando a secretaria.





No final da conferência ainda houve tempo para apresentação da quadrilha 'Os Mensageiros' que tanto se destaca no município e arremata aplausos por onde passa e deixa o gostinho e sentimento de lutarmos dia a dia pela continuidade de nossa cultura, tão peculiar, ímpar e cheias de brilhos em nosso povo.

Veja todas as fotos abaixo:




















































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.