A falta de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Cuité, Agreste paraibano, a 235 km de João Pessoa, fez com que uma mulher vítima de acidente tivesse que ser socorrida na carroceria de uma caminhonete.
O caso aconteceu na sexta-feira (26), mas somente nessa terça (30) que o Portal Correio conseguiu um posicionamento oficial sobre o caso. Segundo Deoclécio Nascimento, coordenador regional do Samu em Campina Grande, que é responsável por 26 bases em outros municípios, as duas ambulâncias disponíveis em Cuité estavam em manutenção. Ele não soube informar se o serviço era preventivo ou corretivo.
Um vídeo que circula na internet mostra o momento em que profissionais de saúde prestam os primeiros socorros à vítima e em seguida a coloca na carroceria de uma caminhonete. A forma inadequada de transporte da paciente com ferimentos causou revolta entre os moradores da cidade.
“Em casos como o que aconteceu em Cuité, encontrar uma ambulância disponível em outra cidade exige um estudo e planejamento mais complexo, logo, mais tempo. Mas diante da urgência, naturalmente a própria população acaba atuando no socorro a vítimas”, comentou Deoclecio Nascimento.
As duas ambulâncias do Samu em Cuité, uma básica e outra de suporte avançado, são destinadas também ao atendimento nos municípios de Nova Floresta e Sossego.
* Portal Correio
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.