quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Juazeiro do Norte/CE atrai fiéis e consolida Natal como época de romaria

O natal passa a se consolidar com mais uma data de visitação de grande número de romeiros em Juazeiro do Norte, no interior do Ceará, cidade conhecida no estado como “capital da fé”. Cerca de 50 mil fiéis visitaram a cidade para celebrar a Missa do Galo, 15% a mais que no ano anterior, segundo a Secretaria do Turismo e Romaria da cidade. Juazeiro do Norte recebe anualmente cerca de 2,5 milhões de romeiros de todos os estados do Brasil.
A Missa do Galo de Juazeiro do Norte é celebrada na Capela do Socorro, onde está sepultado o corpo de padre Cícero, considerado santo popular na região Cariri, no Sul do Ceará.
A Missa do Galo faz referência ao nascimento de Jesus Cristo e é celebrada em todos os países católicos. No Vaticano, o Papa Francisco pediu uma paz que "não seja de fachada", o fim da violência na Síria e a garantia do acesso do país à ajuda humanitária em sua primeira mensagem de Natal "Urbi et Orbi" pronunciada nesta quarta-feira (25) na Praça de São Pedro. Francisco também pediu que os ateus se unam a todos aqueles que acreditam em alguma religião e trabalhem por uma paz que possa se espalhar pelo mundo.
"Vamos seguir rezando ao Senhor para que o amado povo sírio se veja livre de mais sofrimentos e as partes em conflito coloquem fim à violência e garantam o acesso à ajuda humanitária", afirmou o Papa a partir do balcão da Basílica, o mesmo local a partir do qual cumprimentou os fiéis no dia 13 de março, após sua surpreendente eleição ao trono de Pedro.
"A verdadeira paz não é um equilíbrio de forças opostas", advertiu em sua breve, mas densa mensagem.
"A paz é compromisso cotidiano, é artesanal, que se conquista contando com o dom de Deus", clamou. “Eu convido aqueles que não acreditam a desejar a paz. Se juntem a nós com seu desejo. Permitam que todos fiquemos unidos pela paz.”
* Reprodução Márcio Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.