quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

PM e Detran realizam blitz de 16 horas seguidas na virada de ano em Natal

PM e Detran deram início à fiscalização começou ainda na tarde desta quarta-feira (31) (Foto: Adriano Barbosa/G1)
PM e Detran deram início à fiscalização começou ainda na tarde desta quarta (31) (Foto: Adriano Barbosa/G1)

O Departamento de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN) e a Polícia Militar deram início a uma blitz na tarde desta quarta-feira (31) que só deve acabar às 8h desta quinta, 1º dia de 2015. O objetivo é coibir que pessoas façam uso de veículos após a ingestão de bebidas alcoólicas e, consequentemente, garantir uma virada de ano sem acidentes.

Segundo Adriano Barbosa, coordenador de Educação no Trânsito do Detran, uma barreira de fiscalização foi montada na Avenida Engenheiro Roberto Freire, uma das mais movimentadas da Zona Sul de Natal, enquanto equipes comandadas pelos tenentes da PM Styvenson Valentim e Issac Paiva farão abordagens nas praias de Piragi e Cotovelo, no litoral Sul, e Muriú e Jacumã, no litoral Norte da região Metropolitana da capital.
“Vamos estar presentes em regiões de grande fluxo de veículos. São 16 horas de fiscalização ininterruptas. As equipes ficarão se revesando, mas o trabalho não vai parar momento algum. O objetivo é alertar os motoristas para que não sejam imprudentes e não estraguem o início de ano deles próprios, nem de outras pessoas”, ressaltou Adriano.
As equipes de fiscalização somam 20 profissionais, entre policiais militares e agentes de trânsito.


Estatísticas
De janeiro a outubro de 2014, segundo a Coordenadoria de Educação e Fiscalização de Trânsito do Detran no Rio Grande do Norte, 30.424 condutores foram abordados nas barreiras da Operação Lei Seca somente em Natal. Deste total, 2.668 motoristas foram autuados, sendo que 657 se enquadraram no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que tipifica a ação como crime de trânsito. Esses condutores, além das medidas administrativas, poderão ser condenados e punidos com detenção de seis meses a três anos.

  •  
Arte bafômetro vale (Foto: Editoria de Arte / G1)
Lei Seca

As regras da Lei Seca consideram ato criminal quando o motorista é flagrado dirigindo com índice de álcool no sangue superior ao permitido pelo Código Brasileiro de Trânsito: 0,34 miligrama de álcool por litro de ar expelido ou 6 decigramas por litro de sangue.

Nesse caso, a pena é de detenção de 6 meses a 3 anos, multa e suspensão temporária da carteira de motorista ou proibição permanente de obter a habilitação.
Condutores autuados por esse tipo de infração pagam R$ 1.915,40 de multa,  perdem 7 pontos na carteira e têm a CNH apreendida. O valor é dobrado caso o motorista tenha cometido a mesma infração nos 12 meses anteriores.
Se o bafômetro registrar um índice igual ou superior a 0,05 miligrama de álcool por litro de ar, mas abaixo do 0,34 permitido pelo Código de Trânsito, o condutor é punido apenas com multa.
No exame de sangue, o motorista será multado por qualquer concentração de álcool, e pode ser preso se tiver mais de 6 decigramas de álcool por litro de sangue.
* G1-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.