sábado, 30 de maio de 2015

Barça vence o Bilbao, conquista Copa do Rei e dá passo para tríplice coroa

Manu Fernandez/AP

* Uol - O Barcelona deu mais um passo rumo à conquista da tríplice coroa na temporada 2014/15. O time de Luis Enrique venceu, sem dificuldades, o Athletic de Bilbao por 3 a 1 e garantiu o título da Copa do Rei. A partida disputada no Camp Nou foi marcada por um lance antológico de Lionel Messi, que marcou dois, e pelo sétimo gol de Neymar na competição.

Com mais uma taça na temporada, o Barcelona terá a chance de repetir a façanha da temporada 2008/09, quando conquistou os títulos do Campeonato Espanhol, da Copa do Rei e da Liga dos Campeões. O time catalão luta, agora, pelo troféu da competição europeia. A decisão será no próximo sábado, dia 6, contra a Juventus, no estádio Olímpico de Berlim.
O Barcelona, na primeira temporada de Luis Enrique, conseguiu vencer o Athletic de Bilbao graças ao talento do trio de ataque. Messi abriu o placar aos 20 minutos de jogo, após jogada individual pelo lado esquerdo. No lance, o craque argentino recebeu na ponta esquerda, passou por quatro adversários, invadiu a área e conseguiu achar um espaço para a conclusão. A bola entrou no canto esquerdo do goleiro Iago Herrerín.
Pouco depois, após ter um gol anulado por impedimento, Neymar também conseguiu deixar o seu gol. O camisa 11 recebeu livre na área e tocou para fazer 2 a 0 após assistência de Luis Suárez.  Messi ampliou na etapa final, após cruzamento de Daniel Alves. O Athletic de Bilbao diminuiu o prejuízo pouco depois. Nos minutos finais, os jogadores do time basco se irritaram com Neymar, que tentou um drible pela ponta esquerda.
Fases do jogo: O Barcelona começou o jogo no ataque. Nos primeiros minutos, encontrou dificuldades em romper a forte marcação do Athletic de Bilbao. Aos 10 minutos, Neymar completou passe de Messi na área e conseguiu balançar a rede. O camisa 11, porém, estava impedido no momento da assistência.
Pouco depois, Luis Suárez quase completou cruzamento de Rakitic, mas o goleiro do Athletic de Bilbao saiu do gol e evitou a conclusão. Messi, no entanto, conseguiu abrir o placar após jogada individual. O camisa 10 passou por quatro jogadores e fez 1 a 0 aos 20 minutos.
Quatro minutos depois, Suárez quase deixou Neymar na cara do gol. O goleiro Iago Herrerín, entretanto, fez a defesa antes. O arqueiro voltou a salvar seu time em cabeçada de Piqué.
Aos 36 minutos, Neymar ampliou o placar. Na jogada, Suárez deixou o companheiro com o gol aberto à sua frente ao deslocar o goleiro em cruzamento na área. Pouco depois, o Athletic de Bilbao quase conseguiu marcar. Williams chutou da entrada da área. O arremate passou perto do travessão.
No segundo tempo, o Barcelona conseguiu manter a posse de bola no campo de ataque e, dessa forma, evitar com que o Athletic de Bilbao conseguisse diminuir o placar.
Aos 30 minutos, Dani Alves avançou pela direita e cruzou rasteiro na área. Messi se antecipou à marcação, empurrou para o fundo do gol e fez 3 a 0. Aos 35, o Athletic de Bilbao diminuiu o prejuízo. Ibai cruzou na área, Williams subiu mais que Mascherano e venceu o goleiro Ter Stegen. Nos minutos finais, o time basco conseguiu assustar mais o Barcelona, que conseguiu manter a partida sob controle.
Chave da partida: O trio de ataque do Barcelona - Messi, Suárez e Neymar decidiram o jogo. O argentino abriu o placar aos 20 minutos. Neymar ampliou aos 37, depois de assistência de Suárez. O argentino ainda fez o terceiro no segundo tempo. O trio chegou à marca de 120 gols na temporada.
O melhor: Lionel Messi – O craque argentino desequilibrou o jogo ao desmontar o forte esquema de marcação do Athletic de Bilbao. O camisa 10 conseguiu abrir o placar após gol antológico no primeiro tempo. Na etapa final, fechou o placar para o Barça.
O pior:  Ataque do Athletic de Bilbao - O time basco entrou em campo com proposta defensiva e pouco atacou o Barcelona. A equipe não conseguiu sair em velocidade após retomar a bola e assustou poucas vezes a defesa do Barça.
Para lembrar:
Vingança - O Barcelona conseguiu devolver a derrota para o Athletic de Bilbao na final da Copa do Rei de 1984. Na ocasião, o time catalão perdeu por 1 a 0. O título de hoje também fez o Barça abrir vantagem sobre o adversário. Agora, são 28 taças da competição, contra 23 do Bilbao. Os times já se enfrentaram oito vezes na decisão.
Adeus a Xavi - O camisa 6 disputou neste sábado sua última partida no Camp Nou e foi muito aplaudido pelas duas torcidas. Xavi, que conquistou seu 28º título pelo Barcelona, entrou em campo aos dez minutos de jogo, no lugar de Iniesta, que lhe passou a faixa de capitão.
Campeão no Camp Nou - O Barcelona volta a ser campeão da Copa do rei em seu estádio. A última vez ocorreu em 1963, há 52 anos. Naquela oportunidade, o Barça venceu o Zaragoza por 3 a 1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.