quinta-feira, 28 de maio de 2015

Vídeo mostra túnel aberto e cela cheia de terra na maior penitenciária do RN

Alcaçuz: agentes encontram túnel em pavilhão reformado (Foto: Divulgação/Coape)

Um vídeo gravado por agentes penitenciários mostra o túnel encontrado na manhã desta quinta-feira (28) dentro da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, maior unidade prisional do Rio Grande do Norte. As imagens, enviadas ao G1, mostram o volume de terra que foi retirado do buraco pelos presos. A areia foi espalhada dentro da cela 1 do Pavilhão 4, que recentemente passou por uma reforma. A penitenciária fica em Nísia Floresta, na Grande Natal.
O Pavilhão 4 foi um dos que ficaram completamente destruídos durante as rebeliões que ocorreram do mês de março em Alcaçuz e em outras 13 unidades prisionais do estado. Toda a estrutura do Pavilhão 4 foi recuperada e a obra de reforma entregue no dia 15 deste mês.

De acordo com o diretor de Alcaçuz, Eider Brito, o túnel tem cerca de 6 metros de profundidade e 10 de comprimento. "O túnel já estava bem próximo do muro. Graças a Deus descobrimos e conseguimos evitar mais uma fuga em massa", disse. Segundo ele, o Pavilhão 4 tem 226 detentos. Em toda a Alcaçuz, são quase 1 mil homens.

Interdição parcial
Nesta quarta-feira (27), o juiz Ricardo Arbex, da comarca de Nísia Floresta, determinou que as direções da Penitenciária Estadual de Alcaçuz e do Presídio Rogério Coutinho Madruga, que fica anexo à Alcaçuz, não recebam novos presos até que seja retomada a capacidade legal de cada unidade.
A Penitenciária de Alcaçuz, maior do estado, tem capacidade para 620 presos e está atualmente com 1 mil apenados. Já o Presídio Rogério Coutinho Madruga, tem 402 vagas e 490 apenados. Na decisão, o juiz estabeleceu uma multa de R$ 1 mil "ao diretor do estabelecimento prisional e ao coordenador do sistema prisional por cada apenado que ingresse sem a devida autorização judicial".
Fugas
Este ano, duas fugas já foram registradas em Alcaçuz. Na mais recente, no dia 22 de abril, 35 presos escaparam por um túnel encontrado a menos de 10 metros de uma das guaritas. Antes, no dia 6, outros 32 detentos já haviam fugido por um túnel escavado a partir do Pavilhão 2.


Fonte: Cidade News via G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.