quarta-feira, 30 de maio de 2018

Na Paraíba prefeito paga cesária de mulher de vereador com dinheiro público

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) ajuizou uma ação civil pública de improbidade administrativa contra o prefeito do município de Passagem/PB, Magno Silva Martins, conhecido como Magno de Bá, e Donizete Fernandes Ferreira, esposa de um vereador da cidade, após constatação de que o gestor municipal custeou indevidamente parte do parto da mulher, feito em um hospital privado, quando havia disponibilidade de atendimento na Maternidade Peregrino Filho, em Patos, que é a referência no atendimento a gestantes na região.
Conforme o 4º promotor de Justiça de Patos, Alberto Vinícius Cartaxo da Cunha, a ação trouxe prejuízo ao erário no montante de R$ 1,5 mil.
Segundo o promotor, a investigação começou com uma denúncia apontando que, no mês de dezembro de 2013, o prefeito emitiu o empenho 2898/2013, com a finalidade de pagamento de um parto cesariano de uma pessoa carente, que verificou-se ser a esposa do vereador.
“Ocorre que o tratamento médico deveria ser fornecido pelo SUS. O pagamento da cirurgia foi gasto inadequado, em razão da existência de atendimento gratuito de referência para o município na cidade de Patos, mesmo local do hospital particular onde foi feito o procedimento cirúrgico. Em realidade, os fatos observados apontam que o primeiro promovido buscou privilegiar a segunda promovida e o seu esposo, que pertencia à base aliada. Assim, concedeu-se um tratamento especial em detrimento dos demais cidadãos de Passagem, com gastos que visaram atender interesses particulares e nada republicanos”, justifica o promotor na ação.
Ouvido no processo, o prefeito alegou existência de permissão para realização do procedimento, mas disse que não foi custeado uma cesárea, apenas uma diária no hospital particular; que a criança estava com o cordão umbilical enrolado no seu pescoço, havendo riscos em um parto normal e que a maternidade estava fazendo uma greve branca.


* Portal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.