sábado, 13 de abril de 2013

Pequim tem primeiro caso de gripe por vírus H7N9


Reuters

Uma menina de sete anos que mora em Pequim foi infectada pelo vírus H7N9 da gripe aviária, informou a agência Nova China neste sábado sobre o primeiro caso na capital chinesa.
A cepa H7N9 da gripe aviária, que não era transmitida a humanos, já infectou cerca de 40 pessoas no leste da China, na região de Xangai, provocando onze óbitos.

O caso em Pequim é o primeiro fora desta zona.
Xangai, capital econômica da China, adotou uma série de medidas para evitar que a gripe se alastre para o resto do país, enquanto a indústria avícola chinesa é duramente afetada pelo surto.
Na existe qualquer vacina para prevenir a transmissão ao homem do vírus H7N9, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), Bernard Vallat, classificou na quinta-feira de "bastante excepcional" a situação criada pelo vírus H7N9, já que sua detecção é muito difícil nas aves.
"Segundo a informação disponível atualmente, enfrentamos uma situação bastante excepcional, já que o vírus influenza é muito pouco patógeno no caso das aves, mas pode provocar uma doença grave nas pessoas infectadas".
A gripe aviária mais comum, provocada pelo vírus H5N1, matou mais de 360 pessoas no planeta entre 2003 e 12 de março de 2013, segundo a OMS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.