sábado, 5 de julho de 2014

Em vídeo, 'justiceiro' ameaça matar assaltantes no RN; polícia investiga

Vídeo mostra homem encapuzado e de óculos escuros segurando um fuzil em uma das mãos e uma pistola na outra (Foto: Divulgação/Polícia Civil do RN)

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte abriu investigação para tentar descobrir quem é o homem que está prometendo fazer justiça com as próprias mãos, principalmente ameaçando matar assaltantes e viciados em drogas que usam motocicletas para cometer crimes na cidade de Mossoró, na região Oeste do estado. A gravação circula pelas redes sociais há alguns dias. Somente no You Tube, ela já foi vista por mais de 8 mil pessoas.

As imagens (veja vídeo ao lado) mostram um homem encapuzado e de óculos escuros segurando um fuzil em uma das mãos e uma pistola na outra. A polícia também investiga se as armas são verdadeiras. Segundo a assessoria de comunicação da Delegacia Geral da Polícia Civil (Degepol), mesmo que as ameaças não sejam cumpridas – e que a pessoa que gravou o vídeo só esteja querendo assustar os criminosos de alguma forma – este é um caso típico de apologia ao crime, cuja pena é de detenção de três a seis meses ou multa.
"O Estatuto do Desarmamento também considera crime portar armas de brinquedo de forma a fazer alusão a qualquer ato de violência. Uma pessoa que for pega com armas deste tipo sem a devida permissão, mesmo que simulacros, será presa por porte ou posse de arma de fogo", acrescentou o comandante geral da Polícia Militar do estado, coronel Francisco Araújo Silva.O vídeo tem quase dois minutos. Nele, o encapuzado diz: “Corra que nós chagamos. Você tá escutando? Corra que nós chagamos. Corra que nós vamos lhe pegar. Chegou a hora. Mossoró tá na hora de acabar com os vagabundos. Mossoró tá na hora de excluir esses noiados (expressão usada para denominar os viciados em drogas). São esses bichos que tão roubando na madrugada. São esses bichos que tão assaltando durante o dia. Atrás de noia... certo? Se monta em cima de umas moto pequena agora, tal chamada das Traxx, da Pop. Quem eu pegar nessas bichas agora de madrugada eu vou estourar. A polícia agora vai trabalhar, vai chegar e vai encontrar só os corpos caídos. Tá entendendo? Polícia não vai mais dar carreira atrás de vagabundo não, porque antes dela correr nós já estamos derrubando. O bicho vai lhe pegar” (SIC).
'Cidadão age quando Estado falha', diz promotor
Em infográfico publicado nesta quinta-feira (3), o G1 fez um levantamento sobre casos em que cidadãos cometeram crimes ao tentar fazer justiça com as próprias mãos. Com cinco casos, o Rio Grande do Norte aparece como o terceiro estado com mais linchamentos noticiados neste ano, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.

Para o promotor de Justiça de investigações criminais, Wendell Beetoven Ribeiro Agra, a situação é preocupante. Ele acredita que a descrença na justiça criminal levou ao ponto atual. "Como as pessoas desacreditam, elas passam a fazer justiça com as próprias mãos, o que é uma forma totalmente ilegítima de aplicação de punição. O cidadão age quando o Estado falha", opina. "Não acredito em soluções miraculosas com criação de divisões especiais para investigar crimes. Falta só o feijão com arroz, as delegacias de bairro investigarem", acrescenta o promotor.
Linchamentos noticiados pelo G1 no RN

3 de fevereiro
Jovem de 21 anos é preso suspeito de assaltar mulher com revólver em formato de isqueiro em Natal. A população tentou linchá-lo.

Suspeito foi amarrado e agredido pelos moradores da vizinhança em São José de Mipibu, na Grande Natal (Foto: José Aldenir)
Suspeito espancado em São José de Mipibu
(Foto: José Aldenir)
21 de fevereiro
Moradores espancam um homem suspeito de assaltar uma padaria em Natal. O espancamento foi filmado e colocado na internet.

10 de março
Justiceiros' agridem com socos, chutes, tapas e golpes de capacete três adolescentes suspeitos de ter participado do roubo de um carro em Natal. Gravação vai parar na internet. Os agressores não foram presos.

12 de março
Moradores amarram e espancam suspeito de roubar casa em São José de Mipibu, na Grande Natal. Um saco plástico é colocado em sua cabeça. Depois, descobriu-se que o pedreiro foi confundido com outra pessoa.

20 de março
Suspeito de assalto a mulheres tem as mãos amarradas e é espancado por moradores em Natal.

Fonte: G1-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.