quinta-feira, 17 de julho de 2014

Vítima de maus-tratos, garota de 8 anos tinha mais de 70 larvas na cabeça no interior de SP



Foto Ilustrativa
O Conselho Tutelar de Guarantã (SP) acompanha a família de uma menina, de 8 anos, após registro de maus-tratos há uma semana. Mais de 70 bernes foram retirados da cabeça da criança, que reclamava de dores nessa parte do corpo. Segundo a conselheira tutelar Aline Cristina Bertoni, a menina tinha machucados e piolhos na cabeça. “Ela disse que não conseguia dormir porque sentia os bichos andando na cabeça dela”, afirma.
A criança mora na zona rural de Guarantã, mas quando sentiu dores fortes a mãe dela chamou a ambulância que a levou até a Unidade de Pronto-Atendimento de Garça, onde encontraram 50 bernes na cabeça dela, além de machucados, piolhos e pus. Após registro de maus-tratos na Delegacia da Mulher de Garça, feito pela unidade de saúde, ela foi encaminhada ao Conselho Tutelar de Álvaro de Carvalho. No caminho da cidade ela ainda sentia dores e foi levada ao Centro de Saúde de Álvaro de Carvalho, onde retiraram mais 20 bernes.
Como a menina é moradora de Guarantã, o caso passou a ser acompanhado pelo Conselho Tutelar da cidade, que tem prestado atendimento à família com visitas e orientações. Ainda de acordo com a conselheira, na Unidade de Saúde de Guarantã ainda foram retirados mais sete bernes da cabeça da criança. "Ela está com a cabeça enfaixada para evitar mais contaminações e está tomando uma injeção por dia, por sete dias, para sarar a inflamação", afirma Aline.
A criança não voltou à escola ainda após as férias. A conselheira diz que a casa da família não é adequada para a menina e os três irmãos mais novos, mas por enquanto eles devem permanecer com a mãe. "Caso não haja uma melhora nas condições de higiene e no cuidado com elas, as crianças podem ser retiradas do local e encaminhadas a outros familiares ou a um abrigo", ressalta Aline. A Polícia Civil também acompanha o caso.
Infecção

O berne é uma infecção provocada pela larva da mosca-varejeira, que deixa seus ovos quando pousa em uma ferida da pele do homem ou do boi. As larvas saem dos ovos e provocam uma inflamação, deixando a pele vermelha e dolorida. Mais frequente no couro cabeludo, no rosto e nos ombros, essa infecção é mais comum em crianças pequenas e idosos, que não têm muita mobilidade para espantar a mosca.

Em casos mais graves, a ferida se fecha com as larvas dentro da pele e, nesse caso, é preciso procurar um médico para extraí-las. Assim como em qualquer outra situação, a higienização das feridas é extremamente importante. Elas devem ser bem limpas e cobertas com gaze ou esparadrapo.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.