sexta-feira, 20 de abril de 2012

Governadora convoca prefeitos para segunda 

 



Na próxima segunda-feira, 23, às 14h, os prefeitos dos 139 municípios do Rio Grande do Norte que tiveram o estado de emergência decretado em decorrência da seca semana passada vão se reunir com a governadora Rosalba Ciarlini (DEM). No encontro que será realizado no Hotel Praiamar, o Governo colocará toda a estrutura do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) para ajudar os municípios que sofrem com a estiagem.
Na ocasião da reunião, Rosalba anunciará as medidas emergenciais que serão adotadas pelo Governo do Estado e o resultado da audiência com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, com a presença da bancada federal e dos secretários Gilberto Jales (Recursos Hídricos) e Betinho Rosado (Agricultura e Abastecimento), nesta quarta-feira, 18. A governadora se mostra preocupada com o quadro que se agrava todo dia. 
A princípio, a informação repassada pela assessoria é que o Governo do Estado vai dar assessoramento aos prefeitos para a criação das comissões de defesa civil. "Dos 167 municípios, apenas 26 têm essa comissão que representa requisito básico para o credenciamento dos municípios para captação de recursos e outras ações de enfrentamento da seca junto ao governo federal", esclarece Rosalba.
Betinho Rosado reforça a necessidade da criação das comissões, afirmando que a Emater vai dar assistência para que os municípios possam desenvolver ações emergenciais que envolvam abastecimento e alimentação e, também, ações que objetivam reforçar os arranjos produtivos locais, de forma que o agricultor fique cada vez menos dependente de precipitações pluviométricas. A questão do rebanho bovino e caprino, a princípio, não tem sido motivo de preocupação, mas, pesando num período de três meses, requer atenção. Falta água.
A Comissão de Defesa Civil do Estado está orientando as Prefeituras a estabelecer as comissões municipais, através de trabalho integrado com a Emater, Semarh, Caern, Idema e outros órgãos estaduais. Entre as cidades que já têm comissão de defesa civil está a de Pau dos Ferros. O prefeito Leonardo Rêgo mantém a equipe de prontidão, para o caso de inverno forte ou de seca. 
Logo que desembarcou em Brasília para a audiência com o ministro da Integração, na manhã desta terça-feira, a governadora telefonou ao presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), Benes Leocádio, para falar sobre a reunião dos prefeitos e antecipar as ações que serão solicitadas ao Governo Federal. Rosalba também ligou para os governadores do Piauí, Wilson Martins, e da Bahia, Jaques Wagner, para trocar experiências, já que os Estados vivem situação comum.
 
 
Fonte: Defato
Por Márcio Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.