domingo, 1 de dezembro de 2013

Figueirense supera polêmica, empata e retorna à elite do futebol brasileiro

Bragantino1x1Figueirense

O Figueirense estará na Série A em 2014. O time catarinense ignorou a polêmica de uma possível manipulação de resultado, empatou com Bragantino por 1 a 1, em Bragança Paulista, e garantiu o retorno à elite do futebol brasileiro. Everton Santos foi o responsável por marcar o último gol do time na Série B. O zagueiro Guilherme ainda empatou, mas não atrapalhou as pretensões do Figueira, de volta após o rebaixamento no ano passado. 

O empate deixou a equipe alvinegra com 60 pontos, contra 59 de Ceará e Icasa, outros rivais que ainda sonhavam em disputar o Brasileirão em 2014, mas perderam neste sábado e facilitaram a vida dos catarinenses. Já o Bragantino termina a Série B na 12ª colocação com 47 pontos. 
A polêmica teve início na sexta-feira, quando o zagueiro Álvaro e o atacante Lincom foram poupados do último treinamento e receberam a notícia de que não entrariam em campo diante do Figueirense.
O acordo com os dois jogadores, segundo o presidente Marquinho Chedid, estava firmado desde a vitória sobre o Paysandu na penúltima rodada. A ideia do clube era dar descanso para os dois principais atletas da equipe visando a disputa do Campeonato Paulista de 2014.
Álvaro, por sua vez, desmentiu o presidente e disse que gostaria de enfrentar o Figueirense. Em entrevista a uma rádio, o zagueiro insinuou uma possível manipulação do resultado na partida deste domingo.
Do outro lado, Chedid falou que Álvaro só mudou de ideia após ter sido procurado pelo presidente do Ceará, Evandro Leitão, que teria lhe oferecido uma mala branca para dificultar o trabalho do time catarinense, rival do Ceará na luta pelo acesso.
Mas se alguém tinha dúvidas sobre o suposto esquema, elas acabaram assim que a bola rolou. O Bragantino, sem Álvaro e Lincom, correu muito, marcou e levou perigo ao gol defendido por Tiago Volpi. No primeiro tempo, o goleiro precisou fazer duas bonitas defesas para evitar os gols de Thiaguinho e Nilson. 
Precisando de uma simples vitória, o Figueirense também corria atrás de seu gol e contava com o apoio da torcida, que encarou mais de 800 km para acompanhar a equipe.
Rafael Defendi evitou o gol de Pablo aos 21 min, mas oito minutos depois ele nada pôde fazer e só olhou a bola entrar no chute de Éverton Santos. O atacante, que já defendeu o Braga, aproveitou um rebote e emendou um bonito chute, que entrou no ângulo. 
No segundo tempo, os torcedores do Figueirense ainda comemoram mais cinco gols. Estes, no entanto, não aconteceram em Bragança. Três foram marcados pelo Joinville contra o Ceará e o outros dois anotados pelo Paraná diante do Icasa. Os resultados deixavam o Figueirense mais perto da elite, mas o Bragantino não se entregou e mostrou que em nenhum momento pensou em entregar o jogo. 
Nilson era a principal arma do time paulista. Por duas vezes, o camisa 9 chegou perto de marcar, sendo uma delas em uma bicicleta. Dudu e Léo Aro também davam trabalho e, aos 29 min, o gol de empate saiu. O zagueiro Guilherme aproveitou rebote de Tiago Volpi e só empurrou para as redes. 
A ansiedade e o nervosismo tomaram conta da partida, principalmente, pelo lado do Figueirense. Os minutos demoraram a passar, mas o time catarinense administrou o placar e pôde, enfim, comemorar o retorno à Serie A. 

* Reprodução Márcio Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.