domingo, 30 de março de 2014

Edmilson se isola na artilharia, Vasco vence o Flu e volta à final do Carioca após 10 anos

Vasco vence o Fluminense e vai à decisão

Dez anos depois de disputar a sua última final do Campeonato Carioca, o Vasco está de volta à decisão do Estadual. Com um gol do artilheiro Edmilson, o time cruzmaltino venceu por 1 a 0 e reverteu a vantagem do Fluminense, neste domingo, no Maracanã. No primeiro jogo, houve empate por 1 a 1. Os vascaínos agora vão enfrentar o Flamengo (que tem a vantagem de dois empates) na luta pelo título, em dois jogos decisivos nos dias 6 e 13 de abril.

A última vez que o Vasco esteve na final do Carioca foi em 2004, quando a equipe foi derrotada justamente pelo rival rubro-negro. O título mais recente aconteceu um ano antes, em 2003, ao superar o Fluminense na decisão.
No clássico deste domingo, o Vasco demonstrou superioridade e fez por merecer o gol aos 44 minutos do primeiro tempo, marcado de cabeça por Edmilson. O atacante chegou aos 11 gols no Estadual e se isolou na artilharia, com um tento a mais do que o flamenguista Alecsandro. O Tricolor, que entrou em campo com a vantagem do empate, apresentou um futebol desorganizado, sem inspiração e não teve forças para reverter o placar na segunda etapa.
Antes da decisão do Estadual, o Vasco vai estrear na Copa do Brasil na quinta-feira, contra o Resende, em Manaus. Já o Fluminense só volta a campo no dia 10 de abril, também pela Copa do Brasil, precisando vencer o Horizonte por dois gols de diferença no Maracanã, depois de ter perdido por 3 a 1 no Ceará.

O jogo

Depois do empate por 1 a 1 no primeiro jogo, o Fluminense perdeu o volante Jean, que foi expulso, e o técnico Renato Gaúcho colocou Rafinha em camço. Na frente, o trio formado pelo meia Conca e os atacantes Walter e Fred foi mantido. No Vasco, Adilson Batista repetiu a formação da última quinta-feira e também manteve três homens ofensivos, escalando Eginaldo, Éverton Costa e Edmilson.
Em um primeiro tempo movimentado e com boas chances de gol para os dois lados, o Vasco teve o controle da posse de bola na maior do tempo e mais criatividade do que o adversário. O time cruzmaltino, que precisava da vitória para ir à final, assustou em cruzamento de Douglas, chute de Edmilson para fora, uma bomba de Diego Renan que o goleiro Diego Cavalieri espalmou e em uma cabeçada de Éverton Costa.
Mesmo ficando menos com a bola nos pés, o Fluminense, que avançaria com um empate, também teve boas oportunidades antes do intervalo e chegou até a balançar as redes aos 20 minutos com Fred, mas o aracante estava impedido após cruzamento de Carlinhos e arbitragem anulou o lance. Nas outras vezes que chegou com perigo, Walter exigiu boa defesa de Martín Silva em uma delas e acertou o travessão na outra.
Quando o placar do jogo se encaminhava igualado para o intervalo, aos 44 minutos, Douglas cobrou falta na área, Rodrigo se antecipou a Gum, desviou e o atacante Edmilson cabeceou para fazer 1 a 0 Vasco, coroando o melhor desempenho cruzmaltino no clássico.
Precisando do gol, Renato Gaúcho tentou mandar o Tricolor ao ataque na segunda etapa e trocou o volante Diguinho pelo meia Wagner no intervalo. Mesmo chegando mais à frente, o Flu demonstrava desorganização e falta de inspiração para buscar o empate que lhe daria a classificação.
Nos contragolpes, o Vasco ainda dava sustos na tentativa de ampliar o placar, e Diego Cavalieri precisou trabalhar em finalizações de Douglas e Éverton Costa. O Fluminense ainda fez mais duas substituições. saíram Walter e Rafinha para as entradas de Rafael Sóbis e Biro Biro, mas a presença de jogadores ofensivos na equipe não refletiu em um poder maior na área.
Com o resultado a favor, Adilson Batista tirou Pedro Ken e colocou Fellipe Bastos (mais tarde substituiu Edmilson e Diego Renan por Thales e Marlon) e depois tomou os cuidados defensivos necessários para segurar a vitória. Aos 45 minutos, o goleiro Martín Silva ainda salvou em uma jogada que Fred teve a chance.
Com o apito final, protestos da torcida do Flu, que gritou "time sem vergonha", e festa vascaína nas arquibancadas do Maracanã: "Ôooo, é o destino" e "Urubu, pode esperar, a sua hora vai chegar".

Fonte: MSN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.