domingo, 30 de março de 2014

Substituto de Damião salva, Santos vira contra a Penapolense e vai à final

Santos sofre, mas bate a Penapolense na semi

O Santos é o primeiro finalista do Campeonato Paulista. O time da Vila Belmiro teve a vida muito mais complicada que o esperado, mas arrancou uma virada por 3 a 2 para cima da Penapolense, com um gol de Stéfano Yuri já aos 41 minutos do segundo tempo - Cícero e Damião marcaram os outros gols do triunfo, e Guaru e Douglas Tanque fizeram para o time do interior. Os comandados de Oswaldo Oliveira esperam agora por Palmeiras ou Ituano, que se enfrentam ainda neste domingo.

A classificação santista passou pelas mãos de Oswaldo de Oliveira e pelo pé predestinado de Stéfano Yuri. Depois de ver seu principal atacante perder várias chances de gol, o treinador santista decidiu sacar Leandro Damião de campo para apostar na estrela da base. Deu certo. No primeiro toque na bola, Stéfano entrou sozinho na área e fez o que o titular não havia conseguido fazer: o gol da classificação.
Jogando diante da torcida e com a pressão de ser o favorito absoluto, o Santos partiu para cima desde o começo, mas demorou para furar a boa retranca montada pelo Penapolense. Quando conseguiu, porém, foi fatal. Aos 21 minutos, os zagueiros do time do interior não conseguiram afastar bem o perigo, Arouca ficou com a bola e deixou para Cícero arriscar de fora da área. O chute acabou desviando no meio do caminho, enganou o goleiro Samuel e morreu no fundo das redes da Vila Belmiro.
O gol deu a impressão de que o Santos deslancharia na partida e abriria o caminho para uma nova goleada. O que aconteceu, porém, foi o oposto. Em um lance quase despretensioso aos 26 minutos, veio o empate. Falta pela intermediária direita do ataque da Penapolense, e o zagueiro David Braz agarrou a camisa de Gualberto, e o juiz marcou o pênalti. Na cobrança, Guaru mandou com perfeição, e a bola ainda bateu na trave antes de entrar, sem nenhuma chance para Aranha.
O Santos tentou responder rapidamente. Aos 31, Gabriel achou espaço pela esquerda e cruzou com perfeição na área. Leandro Damião apareceu entre os zagueiros e bateu de primeira, mas pegou muito mal na bola e mandou ao lado do gol.
Na tentativa de ficar a frente novamente, porém, o time praiano acabou se descuidando na defesa e sofreu o segundo em contra-ataque, após mais uma falha incrível de David Braz. Após chutão, o zagueiro tentou proteger para a saída de Aranha, mas Douglas Tanque foi mais esperto que os dois, deu um toquinho na bola e ficou com o gol livre para encher o pé e sair para a comemoração.
No contra-ataque, o Penapolense ainda teve a chance do terceiro no fim do primeiro tempo, de novo em contra-ataque e em bobeada da zaga. A defesa santista não conseguiu afastar um passe cruzado, e a bola acabou ficando limpa para Alexandro, que pegou de primeira e quase acertou o ângulo de Aranha. A bola, porém, acabou saindo. No minuto seguinte, Geuvânio teve a última boa chance do primeiro tempo em um chute venenoso de fora da área, mas o time do interior conseguiu segurar a vantagem até o intervalo.
Após o intervalo, o Santos voltou ainda mais agressivo. Logo nos primeiros segundos de jogo, Geuvânio arriscou de longe e acertou o travessão. Aos nove minutos, Leandro Damião apertou a saída de bola e quase marcou um gol inusitado, tentando travar o chutão do zagueiro do Penapolense. A bola passou muito perto da trave de Samuel.
O time do interior tentava responder no contra-ataque e nas bolas paradas. Em uma das faltas, Guaru chegou a assustar com um chute por cima do travessão. Aos 15 minutos, porém, o Santos conseguiu o empate que já estava desenhado. Rildo, que havia acabado de entrar no lugar de Gabriel, apareceu pela esquerda e colocou a bola com perfeição na área. Sozinho, Leandro Damião subiu como quis e cabeceou sem chances de defesa.
A igualdade empolgou o Santos, que partiu com tudo para cima. Foram 30 minutos de pressão intensa e várias chances de gol desperdiçadas. Aos 31 minutos, Samuel se esticou todo para defender uma cabeçada de Damião. A bola ainda sobrou para o Santos dentro da área, mas Cícero não conseguiu bater para o gol e desperdiçou. Dois minutos depois, Damião apareceu sozinho dentro da área de novo, mas fez feio, furou e perdeu nova chance.
Quando a rede balançou, o juiz invalidou. Após cobrança de falta na área, David Braz apareceu no segundo pau para se redimir e mandou de cabeça para o fundo das redes, mas o bandeirinha já parva o lance marcando impedimento.
O gol da vitória só saiu quando tudo parecia se encaminhar para a disputa de pênaltis. Cansado das chances perdidas por Damião, Oswaldo mandou a campo Stéfano Yuri, cria das categorias de base e artilheiro da última Copa São Paulo. A troca deu muito certo. No primeiro toque na bola, ele recebeu um lindo passe de Thiago Ribeiro, entrou na área e bateu na saída do goleiro para garantir a virada heroica.

Fonte: MSN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.